Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 12 de março de 2011

Momento de catástrofes e reflexões

Mais uma vez uma grande catástrofe assola o mundo. Deste vez foi no Japão. Onde será a próxima?
Se o Japão, país rico em tecnologia e planejamento, está sofrendo assim com o terremoto, imagina outros lugares mais despreparados!

 Segundo informações do Estadão, entre 9,5 mil e 10 mil pessoas continuam desaparecidas no povoado de Minamisanriku, na província de Miyagi (nordeste do Japão), que foi atingida por ondas de até dez metros pelo tsunami de sexta-feira, informou neste sábado, 12, um porta-voz provincial.

Minamisanriku tem uma população total de 17 mil pessoas. De acordo com as imagens transmitidas pela rede de televisão NHK, praticamente não sobraram edifícios de pé no local. Muitos deles também foram alagados. Segundo o porta-voz provincial, não foi possível entrar em contato essas pessoas, mas os trabalhos de busca continuam.

A NHK indicou que a província de Miyagi pediu ajuda às Forças de Autodefesa (Exército) para localizar esses 9,5 mil habitantes de Minamisanriku. Em um primeiro momento, os soldados de Miyagi foram capazes de localizar 7,5 mil habitantes em refúgios da região.
Na província de Miyagi, uma das mais afetadas pelo terremoto e pelo tsunami de sexta-feira no Japão, até agora foram contabilizados 137 mortos e 95 desaparecidos de acordo com os números oficiais.( Estadão)

http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/terremoto-no-japao/




É possível domar a fúria da natureza?
 









Muito triste ver isso!
A pergunta que faço a todos é:
Será que com tudo isso, o ser humano ainda se sente o ser mais poderoso, mais inteligente e o dono do Planeta Terra? Ou, caiu do pedestal, e se coloca no devido lugar dentro do ecossistema?

Será que da tempo de mudarmos de atitudes? Ou seremos as próximas vítimas?

Érica Sena


4 comentários:

  1. Banzai, Japão!
    A Natureza ajusta suas engrenagens com esses tipos de atitude. Enfim, as vezes pensamos que seja o fim. Mas acredito em purificação, mudanças!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Érica, acredito que nesse caso, não uma resposta da natureza à ação do homem, mas um evento que faz parte dos ciclos naturais e que ocorreria irremediavelmente. O agravante é a ocupação humana em locais cujo risco é sabido. Por isso, concordo quando você alerta para nossa infimidade diante da força da natureza. O preparo japonês mediante as catástrofes é exceção e nem mesmo isso foi capaz de impedir a tragédia. Gaia sobreviverá e esse é um momento para repensar. Repensar posturas e tranformar hábitos. Carl Sagan descreve bem a pequenez humana no universo: para ele, somos apenas um pálida ponto azul. Parabéns pela convite à reflexão! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Tbm me faço a msm pergunta:onde vamos parar?quando vai ser o fim ?????Isso td é muito triste......bjcas

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...