Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Chegou a hora de assumir o papel na gestão do lixo!



A APA estava cheia de pessoas que vieram prestigiar esse evento, mostrando que o tema lixo vem despertando curiosidades e medo, já que agora terá que ser bem gerenciado por todos, e a não conformidade com a lei trará problemas para os responsáveis. Sendo por amor ou pela dor, sempre é valido aprender e mudar nossas atitudes. Tenho certeza que a PNRS veio para agitar todos os setores da cadeia produtiva e torná-los melhor.


.Foi um evento muito bom, onde os convidados a mesa redonda enriqueceram a todos que assistiam com sua fala, e ao mesmo tempo puderam interagir entre eles, facilitando desde já a formação da responsabilidade compartilhada. Pena que a Ministra do Meio Ambiente não pode comparecer, mas foi muito bem representada pelo Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Silvano Silvério da Costa.

O diálogo sobre a PNRS nos faz ver o quanto estamos atrasados nesse assunto, e o quanto teremos que mudar independente do lugar que ocupamos dentro da cadeia produtiva dentro dos próximos meses para alcançarmos o que a lei nos obriga. Será um trabalho árduo para todos, mas que valerá a pena tanto ambientalmente, quanto socialmente.

As cooperativas de reciclagem terão uma importância, ainda maior, na implementação dessa nova legislação, passando a serem prestadoras de serviço de limpeza urbana.Como também terão, nós os consumidores, pois é de nossa responsabilidade escolher bem os produtos que devemos comprar e depois como descartá-los corretamente.



“ 59% dos resíduos vão para os lixões, só 13% para os aterros. São 5 564 cidades e 140 mil toneladas/dia”- disse Lisa Gum-IDEC ( Envolverde)

A PNRS- Lei Nº 12.305/10 é uma conquista de 20 anos, e que promete fortes emoções e mudanças daqui pra frente. Saiba um pouco mais sobre ela.

Princípios da PNRS

• Prevenção e precaução;

• Poluidor-pagador e protetor-recebedor;

• Desenvolvimento sustentável;

• Ecoeficiência, mediante a compatibilização entre o fornecimento de bens e serviços, e a redução do impacto ambiental e do consumo de recursos naturais

• A cooperação entre as diferentes esferas do Poder Público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade;

• Responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos;

• Reconhecimento do resíduo reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor da cidadania;

• Integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade comprtilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

ALGUNS INSTRUMENTOS

• Planos de Resíduos Sólidos nos âmbitos Nacional, Estadual, Microregional/Regiões Metropolitanas, Municipal e dos geradores (planos de gerenciamento de resíduos sólidos);

• Logística Reversa, Coleta Seletiva e demais ferramentas voltadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos;

• Sistema Nacional de Informações: SINIR, SINISA E SINIMA;

• Incentivos fiscais, financeiros e creditícios;

• Pesquisa científica e tecnológica;

• Educação ambiental;

• Licenciamento e revisão de atividades potencialmente poluidoras;

• Conselhos e respectivas resoluções.

A responsabilidade compartilhada e a logística reversa são instrumentos de extrema importância dentro das propostas dessa legislação.

Voltando ao evento

Aproveito para parabenizar aos organizadores, principalmente a TETRA PAK pelo evento. E obrigada pelo convite!

Parabéns Envolverde pelo ótimo trabalho durante o evento no twitter! Estava acompanhando vcs durante o evento.

Dal Marcondes foi um ótimo moderador, abrilhantando ainda mais a mesa redonda.

Obrigada Vivian Maniere e Andreza pelo carinho e pelo convite.



A Educação ambiental para conscientização de toda a sociedade será o ponto chave, além do trabalho de todos os elos da cadeia de produção, onde se destacarão os catadores e as cooperativas de reciclagem.

Tenho certeza que o Brasil dará um grande salto ao levar a sério essa nova lei

Érica Sena





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...