Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Divulgados os novos critérios do Prêmio ITC Sustentax 2011




Prêmio reconhece as construtoras mais sustentáveis do país

Para reconhecer as construtoras mais sustentáveis do país, nos segmentos comercial, industrial, residencial e residencial baixa renda, a ITC, que atua há mais de 30 anos com informações da construção, e o Grupo SustentaX, especializado em sustentabilidade corporativa, de empreendimentos, produtos e serviços, uniram-se e lançaram em 2010 o Prêmio ITC SustentaX de Sustentabilidade.



“O setor da construção civil é um dos que mais impactam as comunidades e o meio ambiente ao mesmo tempo em que geram novas oportunidades e postos de trabalho”, explica Newton Figueiredo, presidente do Grupo SustentaX. Assim, continua ele, “é muito importante reconhecer e premiar as empresas construtoras que, de fato, estão contribuindo para a mitigação de riscos de seus negócios e para a construção de uma sociedade mais sustentável”.


O objetivo do Prêmio é distinguir entre as 100 maiores construtoras do país quais mais se destacaram em gestão empresarial e responsabilidade socioambiental. Em 2010, as construtoras mais sustentáveis foram MPD Engenharia na categoria Residencial, a Racional na categoria Comercial e a Rio Verde, nas categorias: Residencial Baixa Renda e Industrial. Para 2011, novos critérios foram adicionados para estimular a incorporação de práticas ambientais e sociais que viabilizem rentabilidade e competitividade.


O prêmio é inédito no setor e avalia não apenas as ações ambientais nas obras, mas também questões relativas à gestão sustentável, garantia de qualidade e de segurança, combate ao desperdício, medidas para aumento de produtividade e seleção de fornecedores socioambientalmente responsáveis. Aspectos sociais também são contemplados tais como respeito à cidadania, contratação e gestão de pessoal, instalações disponibilizadas aos trabalhadores além do relacionamento com a vizinhança, dentre outros.


Para Guillermo Guirao, presidente da ITC, distinguir as mais sustentáveis entre as 100 maiores é importante também para disseminar as boas práticas de gestão e de campo para toda a cadeia construtiva. “Será um guia também para os investidores e também para os que procuram imóveis”, finaliza.


Como participar?
Para se candidatar ao prêmio, a construtora deverá estar listada entre as 100 maiores, em levantamento realizado pela ITC. Além disso, devem apresentar as seguintes documentações: inscrição no SICAF – nível 3 (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, emitido por órgãos do governo federal, comprovando a regularidade jurídico fiscal da empresa); assinatura no Pacto Global da ONU; declaração de ausência de processos ambientais; ausência de trabalho escravo e infantil na listagem do Ministério do Trabalho. Passando por estes pré-requisitos, a candidata deve enviar planilha de avaliação respondida, com itens referentes à gestão sustentável, preservação ambiental em obra e respeito à cidadania nos canteiros.


Com as respostas, a equipe da SustentaX realizará auditorias nos canteiros e solicitará as comprovações documentais correspondentes.


A planilha com os critérios de avaliação está disponível para download: http://www.gruposustentax.com.br/criterios2011.pdf


Janaína S. e Silva
Assessora de Relações Institucionais
Grupo SustentaX - www.GrupoSustentaX.com.br
Al. Santos, 2223 - 3o andar - CEP 01419-002 - São Paulo/SP
Tel: 11 - 3062-5031/ 8281-1562
E-mail: janaina.silva@sustentax.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...