Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 26 de abril de 2011

Especialista lista cinco dicas para evitar o consumismo




Consumir de forma consciente e responsável é um dos grandes desafios desse século e passo fundamental para um mundo mais sustentável.

 Para ajudar os consumidores a repensarem suas escolhas e fugirem das compras por impulso, a ativista Sami Grover listou cinco hábitos simples de serem adotados.


“Em meus próprios esforços para comprar menos, poupar mais, e reduzir a quantidade de coisas que eu consumo, eu me vi desenvolvendo alguns hábitos e estratégias mentais para me perguntar o que eu realmente quero, e o quanto o quero”, destacou.

1. Um pouco a menos
Pedir porções menores em restaurantes, comprar produtos em tamanho regular em vez do extra-grande, ficar com a TV menor. Todas essas ações são formas de reduzir nosso consumo material. Portanto, cada vez que fizer uma compra, se pergunte, você realmente precisa daquilo tudo?


2 . Semana sim, semana não
Outra dica da ambientalista é buscar alternar uma compra, sempre que possível. Não precisa deixar de consumir algo que goste, apenas reduzir a quantidade de vezes. “Em vez de comprar uma pizza para viagem toda sexta-feira, por que não tentar fazer isso uma vez a cada duas semanas?”, sugere. Além de eficaz, é uma boa forma de economizar dinheiro.


3. Procure alternativas
Se você é fã de hambúrguer, o que acha de experimentar uma versão feita com carne orgânica? Ou se não consegue vivem sem chocolate, por que não tenta um sem lactose? Existem muitas opções de produtos mais sustentáveis em todas as vertentes do mercado. Você não precisa abrir mão daquilo que gosta, basta encontrar alternativas menos agressivas ao planeta.


4. Evite a tentação
Não é de hoje que nutricionistas aconselham pessoas com sobrepeso a nunca irem ao mercado com fome e andarem sempre com uma lista de compras na mão. O mesmo serve para quem quer evitar o consumo desmedido. “Isso te ajuda a evitar compras por impulso, que são muitas vezes desnecessárias e pouco benéficas”, diz. A ativista ainda dá a dica de compras on-line para ajudar quem quer ir direto ao assunto e evitar pequenas tentações, além de economizar tempo e combustível.


5. Deixe pra depois
Esperar um tempo antes de sacar o cartão de crédito pode ser uma ótima maneira de avaliar o que você realmente precisa, especialmente se forem grandes compras. Mesmo que você só adie um mês a compra daquela geladeira, ventilados ou TV nova, esses objetos já serão um mês mais novos e suas vidas úteis também serão maiores (mesmo que só um pouco). O mesmo pode ser feito para as compras de mercado. Deixar para depois pode ter ajudar a perceber o que é realmente necessário e o que é apenas vontade passageira. (EcoD)

Fonte: Mercado Ético- 25/4


Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...