Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Poluição de carros provoca danos ao cérebro, diz estudo



A exposição à poluição provocada automóveis pode ter resultado em danos cerebrais, semelhantes à perda de memória e à doença de Alzheimer, informaram pesquisadores americanos nesta quinta-feira (7).

Cientistas recriaram os poluentes que vêm da queima de combustíveis fósseis e expuseram ratos ao ar poluído por 15 horas por semana durante 10 semanas.


As pequenas partículas de ar tinham o tamanho de 1 milésimo da largura de um cabelo humano, sendo muito pequenas para serem retidas pelo sistema de filtro dos automóveis, mas exerceram danos consideráveis nos cérebros dos ratos expostos, informou o estudo.


“Você não pode vê-las, mas elas são inaladas e têm um efeito nos neurônios do cérebro, aumentando a possibilidade de consequências de longo prazo na saúde”, afirmou o autor Caleb Finch, da Universidade do Sudeste da Califórnia.


Cientistas concluíram que a exposição resultou em um “dano significativo” para os neurônios envolvidos na aprendizagem e na memória, e eles detectaram “sinais de inflamação associados ao envelhecimento precoce e à doença de Alzheimer”.
O estudo foi publicado na revista especializada Environmental Health Perspectives.
Mais pesquisas são necessárias para determinar se os mesmos efeitos podem ser vistos em humanos.


“É claro que isso leva à questão: ‘como podemos proteger os moradores das cidades desse tipo de toxicidade?’. Isso ainda não é sabido”, concluiu Finch. (Portal iG)


Fonte: Ambiente Brasil, 09/04


 

É amedrontador ler isso, ainda mais morando em grandes cidades. Será que nosso cérebro já sofre desses danos?


Vcs tem acompanhado a série RESPIRAR da TV GLOBO?? É um programa bem rico em informações sobre o tema poluição do ar.
  

http://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/2011/04/rede-globo-lanca-projeto-respirar-nos-telejornais-da-cidade-de-sao-paulo.html

Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...