Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis de Ricardo Voltolini






Liderança Sustentável, a chave para o futuro

Livro, palestras pelo país e Portal pretendem mostrar como pensam e as experiências concretas de dez grandes empresários na área de sustentabilidade

“Os mercados só irão incorporar, de fato, a cultura da sustentabilidade quando houver, à frente das empresas, mais líderes apaixonados pelo tema. E eles não estão brotando em árvores”, avalia o jornalista Ricardo Voltolini. Voltolini diz ser difícil lidar com o tema porque, para muitos, o conceito de sustentabilidade ainda é nebuloso e não está tão disseminado quanto parece. “No Brasil, felizmente, já há uma safra de bons líderes. No entanto, a experiência deles permanece restrita ao universo das empresas nas quais atuam”, completa.


Para tentar dividir esse conhecimento e discutir a importância de organizações corporativas agirem de forma marcante nessa área e o papel desses grandes CEos na mobilização de negócios responsáveis, o jornalista escreveu Conversas com Líderes Sustentáveis - o que aprender com quem fez ou está fazendo a mudança para a sustentabilidade (Editora Senac São Paulo).

A obra apresenta entrevistas inéditas com dez dos mais importantes empresários que atuam no país, e procura traçar o perfil do líder em sustentabilidade, como se forma e que desafios enfrenta no dia-a-dia.
São eles:
 Fábio Barbosa (Santander), Guilherme Leal (Natura), Luiz Ernesto Gemignani (Promon), Franklin Feder (Alcoa), José Luciano Penido (Fibria), Kees Kruythoff (Unilever), Paulo Nigro (Tetra Pak), Miguel Krigsner (O Boticário), Héctor Núñes (ex-Walmart) e José Luiz Alquéres (ex-Ligth).A escolha dos personagens”, avisa o autor, “observou a relevância da empresa e do presidente no tema”.

Conversas com Líderes Sustentáveis foi estruturado em três partes. A primeira contextualiza a liderança sustentável, como ela é desenvolvida e como a sustentabilidade é vista hoje no Brasil e no mundo. Nela, o autor mostra exemplos de pioneirismo em sustentabilidade no mundo dos negócios, como os da “InterfaceFlor’ e “The Body Shop” e define quatro categorias de profissionais nas empresas: especialistas, facilitadores, canalizadores e ativistas. Para Voltolini, o líder tem de atuar em todas essas funções.

 A segunda parte apresenta os perfis dos dez líderes. Segundo o autor, os textos, propositalmente, se apóiam nas crenças e experiências dos personagens, mais do que em fatos pontuais.
 
O terceiro bloco, organizado em forma de respostas a perguntas sobre o tema, é um bônus ao leitor, já que mostra também o pensamento de diversos especialistas, além dos entrevistados, com igual contribuição para a reflexão sobre os caminhos da sustentabilidade.

 Lançamento do livro CONVERSAS COM LÍDERES e apresentaçãoda PLATAFORMA LIDERANÇAS SUSTENTÁVEIS 2011

    Evento denominado “Conversas com Líderes Sustentáveis”,
    DATA:  2 de Junho, a partir das 19hs
    LOCAL: Cine Livraria Cultura (Conjunto NacionalSP)                                                      
   Presença de todos os presidentes entrevistados
  Com uma  rodada de palestras curtas e inspiracionais, com o objetivo de partilhar alguns dos ensinamentos registrados na obra.

Na mesma noite, com o apoio desses presidentes, a consultoria Ideia Sustentável, de Voltolini, apresentará ainda o projeto Plataforma Liderança Sustentável 2011, que pretende realizar, até o final do ano, cinco encontros similares em outras capitais brasileiras.
“A idéia da Plataforma é inspirar, identificar e conectar jovens líderes de todo o país, oferecendo-lhes a possibilidade de trocar experiências, receber informação relevante, conhecer as histórias dos líderes de sustentabilidade mais importantes do País e começar a escrever as suas próprias".
Esses encontros serão registrados para posterior disseminação. Haverá ainda um Portal específico, ligado ao Portal Ideia Sustentável, no qual todos poderão ter acesso a estudos e pesquisas importantes sobre o tema, encontrar seus pares e registrar experiências individuais”, confirma Ricardo Voltolini.
A Plataforma Liderança Sustentável será financiada pelas empresas Tetra Pak, Santander, Fibria, Natura, Promon, Alcoa, AES-Brasil e Ambev.

Sobre o autor:
Ricardo Voltolini é jornalista, especialista em planejamento de comunicação e marketing institucional, e diretor de Idéia Sustentável – Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, empresa que atua em consultoria, educação, conteúdos e comunicação da sustentabilidade. MBA formado pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP), é consultor desde 1993, tendo desenvolvido sólida carreira em gestão de Terceiro Setor, investimento social privado, responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, temas nos quais costuma ser apontado como referência no país. Como conferencista, realizou, nos últimos dez anos, mais de 500 seminários, abordando, na maioria dos casos, temas ligados a sustentabilidade para públicos de empresas. Publisher da revista Ideia Sustentável, uma das primeiras sobre o tema no Brasil, foi incluído, em 2011, na lista TOP 10 de jornalistas de sustentabilidade para o Prêmio Greenbest. Pela Editora Senac São Paulo, organizou o livro Terceiro Setor: planejamento & gestão, do qual também foi autor do capítulo sobre comunicação e marketing, e escreveu um capítulo sobre marketing ambiental para o livro Modelos e ferramentas de gestão ambiental.



Serviço: Plataforma Liderança Sustentável e Conversas com Líderes Sustentáveis, de Ricardo Voltolini
Editora: Senac São Paulo
Número de Páginas: 260
Lançamento - Data: 02/06 Horário: a partir das 19hs
Local: Cine Livraria Cultura - Conjunto Nacional - SP (evento exclusivo para convidados)
Informações: Imprensa: Ana Silvia Maciel/ milledmaciel@globo.com ; anasilvia@ideiasustentavel.com.br / Fone 11- 5571.7176
Editora Senac São Paulo - Inpress Porter Novelli: carolina.bessa@inpresspni.com.br / Fone 11- 3323-1546


 Estarei lá!! Tenho certeza que esse livro será um sucesso!

Visitem o Portal Idéia Sustentável: um ótimo site sobre sustentabilidade.

  Parabéns Ricardo, Paula e toda a equipe do Portal.
Obrigada por escolher o Pensar Eco para  divulgar esse belo trabalho!
 Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...