Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 30 de maio de 2011

SUSTENTAX: SUSTENTABILIDADE DA CASA COR 2011



Como reduzir gastos e criar ambientes mais saudáveis sem perder o conforto e o bom gosto? 

Afinal, sustentabilidade vai além dos conceitos de ecologia e meio ambiente, isto é, refere-se também à saúde, aprazibilidade do espaço, eficiência dos equipamentos instalados, tornando os ambientes ainda mais confortáveis, elegantes e inovadores.
 
Com a meta de fazer de Casa Cor 2012 referência mundial em sustentabilidade, nos segmentos de Arquitetura de Interiores, Decoração e Paisagismo, os Grupos CASA COR e SustentaX uniram-se para disseminar os conceitos e práticas sustentáveis de modo a colocar os arquitetos, paisagistas, decoradores e designers de interiores na vanguarda do tema.
 
Assim, desde 2009, Casa Cor e SustentaX atuam conjuntamente.  Os objetivos em 2009 foram introduzir e conscientizar franquias e profissionais sobre o tema sustentabilidade e seus impactos e o de explicar que sustentabilidade pode gerar ambientes elegantes, confortáveis e inovadores, e não rústicos, primitivos ou “efeito floresta” como parte do mercado ainda entende. Em 2010, o desafio foi colocar em prática métricas para avaliação de sustentabilidade, reconhecidas internacionalmente.
 
Neste ano, a SustentaX desenvolveu uma planilha que sintetiza, de forma simples e numa linguagem coloquial, o que se espera que os profissionais incorporem em seus ambientes, bem como a comunicação correta  destas iniciativas pelos profissionais em seus ambientes, com o objetivo de que o público encontre inspiração nestas ações sustentáveis. 

Os critérios para Avaliação de Sustentabilidade em CASA COR 2011 podem ser encontrados em: http://www.selosustentax.com.br/pdf/casa-cor-2011.pdf.
Esta planilha será utilizada também para que os jurados possam eleger o ambiente mais sustentável.
 
Para o público, a CASA COR distribuirá um guia com dicas de sustentabilidade, elaboradas pela SustentaX, que podem ser utilizadas no dia-a-dia, no trabalho e também em casa.
 
Confira algumas dessas dicas sobre como economizar água e energia, escolher produtos sustentáveis e também como ter ambientes mais saudáveis.

Dicas SustentaX de Sustentabilidade
Produtos Sustentáveis
·         A primeira preocupação deve ser evitar o desperdício, utilizando a menor quantidade de material possível durante o processo, empregando os materiais de forma correta e eficiente, com mão de obra qualificada e treinada.
  • Procure utilizar materiais de reuso, muitos produtos duráveis, como portas, cabinetes e alguns vidros e metais de arquitetura podem ser recuperados para reutilização.
  • Aço, aço inoxidável, alumínio e latão são altamente recicláveis, porém para serem fabricados demandam intensa energia. Assim, sempre que possível, deve-se buscar alternativas, como a madeira.
  • Ao comprar pisos, tintas, metais sanitários prefira produtos com o Selo SustentaX, que garante a qualidade e a sustentabilidade dos produtos.
  • Sempre que for comprar materiais plásticos, opte pelos com conteúdo reciclado (e que atendam às características de desempenho requeridas) e que sejam recicláveis. Já existem também opções feitas com fontes renováveis, como a cana-de-açúcar.
  • Procure utilizar cerâmicas manufaturadas localmente ou regionalmente para redução dos impactos com custos de transportes e também para favorecer o desenvolvimento regional. 
  • Ao comprar gesso, questione o fornecedor sobre a reciclabilidade para evitar que os resíduos sejam levados aos aterros.
  • De maneira geral, ao comprar produtos, verifique a sua origem e, sempre que julgar conveniente, opte pelos  extraídos e manufaturados  na sua região. Esta prática estimula o desenvolvimento regional, combate pobreza, fome e violência e  evita longos deslocamentos de transporte, economizando combustível, diminuindo a poluição e desgastando menos as rodovias.
  • Prefira produtos que possuam conteúdo reciclado em sua composição, podendo ser pré-consumo (resíduos do processo de fabricação no produto) ou pós-consumo (resíduos de outras empresas ou de outros locais, como sucatas pós-utilização).
  • Ao comprar acessórios, acabamentos ou mesmo mobiliário de madeira, confirme a sua origem legal e a responsabilidade do fabricante através dos selos FSC  (Forest Stewardship Council) ou CERFLOR. Dê preferência para espécies com o ciclo de renovação inferior a 10 anos (algodão, bambu, chapa de semente de girassol, eucalipto, juta…).
 
Medidas eficazes para redução de gastos com energia:
      A eficiência energética constitui uma parte fundamental e imprescindível da sustentabilidade dos espaços, com resultados observáveis tanto em termos de impactos ambientais, quanto em termos econômicos. A demanda de energia pode ser reduzida consideravelmente em função da arquitetura e de construções adequadas – construção voltada para a insolação mais adequada e uso de dispositivos de sombreamento das fachadas, ventilação cruzada, espelho d’água, iluminação natural, entre outros.
      Ao projetar um imóvel, verifique o posicionamento correto do imóvel para aproveitamento racional da iluminação e ventilação naturais.
      Utilize telhado verde ou tinta branca de alta refletância, para reduzir o efeito da insolação.
      Busque pinturas de cores claras nas fachadas para reduzir a absorção de calor pela estrutura.
      Para economia de energia, os painéis solares são opções eficientes para aquecer a água.
      Use sensores de presença para acionamento das lâmpadas de áreas comuns internas e garagens.
      Use sensores de luminosidade para ligar e desligar as lâmpadas das áreas externas (estacionamentos, jardins…)
      Procure sempre por motores elétricos eficientes para bombas e elevadores
      Ao adquirir novos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, prefira os equipamentos eficientes no consumo de energia, com o Selo Procel nível A.
       Ao comprar lâmpadas, é importante verificar:
1. Se possuem o Selo Procel de eficiência energética
2. Se possuem baixo teor de mercúrio e possuem instruções sobre o que fazer em caso de acidente
3. Que tenham logística reversa garantida pelo fabricante.
Evite comprar apenas pelo menor preço que aparece na prateleira. Procure no rótulo a vida útil, em horas, estimada pelo fabricante e calcule o custo por 1.000 horas de funcionamento. Uma outra alternativa, é avaliar o emprego de lâmpadas LED, mais eficientes energicamente, com maior vida útil. Da mesma forma, compare utilizando como referencial o valor do custo por 1.000 horas de funcionamento.
 
Medidas eficazes para melhorar a qualidade e tornar os ambientes mais saudáveis
      Para melhorar a qualidade do ar, use barreiras de contenção de poeira em todas as entradas para reter a poeira (75% da poeira entra pela sola dos sapatos!). O ideal seria criarmos o hábito oriental de tirar os sapatos para entrar dentro de casa, por exemplo.
      Atenção especial para os deixar os locais de armazenamento de alimentos separados dos produtos de limpeza;
      Ao adquirir adesivos, selantes e tintas, prefiram os que emitam baixos índices de compostos orgânicos voláteis (COV´s),  substâncias maléficas à saúde que podem causar danos à saúde agudos e crônicos. Uma dica é procurar por produtos com o Selo SustentaX que têm garantidos  qualidade, baixa toxidade e sustentabilidade. Confira a listagem de produtos: www.SeloSustentaX.com.br
      Para diminuir a incidência direta de luz solar, sempre que necessário utilize dispositivos como toldos, brises, vidros especiais ou películas.

Medidas eficazes para redução de gastos com água:
      No paisagismo, prefira espécies locais de baixo consumo de água.
      Sempre que possível, utilze a captação de chuva para limpeza de áreas comuns do prédio, descarga e irrigação.
      É recomendável o reuso da água da máquina de lavar, filtrada, para limpeza de piso e carros (em casas).
      Ao adquirir metais sanitários, prefira  descargas de duplo fluxo (sólidos e líquidos) e torneiras com temporizadores.
      Uma opção para economia de água é a utilização de aeradores nas torneiras e chuveiros.
 
Sobre o Grupo SustentaX
O Grupo SustentaX atua nas seguintes áreas:
·         Sustentabilidade Empresarial:  desenvolvimento de Planos Estratégicos de Sustentabilidade;
·         Sustentabilidade de Produtos e Serviços: avaliação de sustentabilidade e inovação;
·         Sustentabilidade em Desenvolvimento Urbano: assessoria no desenvolvimento de bairros, distritos industriais e comunidades sustentáveis;
·         Sustentabilidade de Compras Governamentais: assessoria a governos no estabelecimento de normas e procedimentos para compras públicas sustentáveis; 
·         Sustentabilidade de Empreendimentos Imobiliários: projetos de sustentabilidade de edificações e certificações;
·         Gestão Energética Integrada: redução e gerenciamento de gastos de energia e utilidades
·         Comissionamento de Sistemas: medição, verificação e avaliação de desempenho de equipamentos e sistemas
·         Centrais de Energia e Utilidades: projeto, implantação e operação de plantas de geração de energia e demais utilidades

GRUPO SUSTENTAX - www.GrupoSustentaX.com.br                                                                                                                                          
 Informações à imprensa: 
Janaína S. e Silva – Janaina.Silva@SustentaX.com.br – 55 11 3062-5031 ou 8281-1562   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...