Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 19 de junho de 2011

20/6: Pré- estréia do filme 2012- Tempo de Mudança



No próximo dia 20/06 o público de São Paulo contará a pré-estreia do longa 2012 – Tempo de Mudança que tem como fonte inspiradora a sustentabilidade.

Trata-se de um documentário dirigido pelo cineasta João Amorim, sócio fundador da PostModern Times, uma companhia de mídia especializada em filmes sócio-ambientais.

O evento em São Paulo acontecerá no dia 20 de junho a partir das 20 horas com a apresentação do longa e em seguida João Amorim diretor do filme e Ale Youseff colunista de Política da revista Trip e idealizador do Instituto OverMundo , abrirão debate sobre sustentabilidade.


Durante seus 84 minutos “2012” aborda, de maneira clara e sintetizada, os três pilares da sustentabilidade - sociedade, meio ambiente e economia - deixam de ser algo distante para o espectador. Inspirado no best-seller do jornalista Daniel Pinchbeck, 2012 – The Return of Quetazlcoatl, o longa propõe mudanças nas relações entre o homem e a natureza através da junção de conhecimentos antigos de culturas extintas, como os Maias, com os métodos científicos dos dias atuais.

Problemáticas econômicas, desajuste ambiental e social estão no centro da discussão que pretende instigar a reflexão do público quanto à forma de vida levada nos grandes centros urbanos. Porém, mais do que apontar os desprazeres da vida moderna e as mazelas ambientais, 2012 procura incentivar o espectador a buscar alternativas coerentes para solucionar a insatisfação com a realidade atual, investindo em um novo estilo de vida. Algumas técnicas - como meditação e yoga - são abordadas como canais que possibilitam o corpo a entrar em sintonia com a natureza. A importância de iniciativas simples para reutilização da água e outros métodos de reciclagem também são discutidas.

O documentário também aborda ações que já ocorrem mundo a fora, mas que o público em geral desconhece como soluções em engenharia sustentável e novas práticas em relação à utilização eficiente da natureza. Agregando essas ações às iniciativas simples e apostando na espiritualidade e na comunhão entre cidadão e natureza como pontos chave, o filme cria um panorama que aponta para uma nova existência, mais harmônica e menos individualista.

Animações e depoimentos de cientistas, artistas e ativistas ilustram bem toda a gama de possibilidades para uma sociedade mais engajada e plural. Sting, Gilberto Gil, David Lynch, Ellen Page, André Soares, Lucy Legan, Paul Stamets, entre outros entrevistados, enriquecem com seus relatos esse filme que trata de um dos temas mais discutidos no mundo atualmente: sustentabilidade.

Agende-se!

Quando: 20/06/2011 São Paulo as 20:00hs

Classificação etária: 12 anos

Local SP: Cine Livraria Cultura, dentro do projeto Folha Documenta - às 20hs.


Site oficial: www.2012tempodemudanca.com.br

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=2bl9DJQUz40

 Estarei lá amanhã, já que fui convidada para participar do debate. Que honra!!
Érica Sena

2 comentários:

  1. Assisti o trailer, seu link não funciona.
    Esse filme é pura loucura, nada a ver com a realidade possível.
    Coisa de filme EUA.
    Beijo doce.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...