Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 2 de junho de 2011

C40 São Paulo Summit 2011

O que é o C40?

O C40 ( Climate Leadership Group) foi criado em outubro de 2005 por Ken Livingstone, na época prefeito de Londres , quando ele convidou representantes de 18 das maiores cidades do mundo para se reunir, discutir e trabalhar juntos para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas.

A iniciativa C40 tem dois objetivos principais: criar cooperação na redução da emissão de gases do efeito estufa e promover ações em grupo entre empresas, administrações públicas e a sociedade, visando combater as mudanças climáticas.


O Encontro

O encontro oferece uma oportunidade para as cidades participantes do C40 esclarecerem e aprofundarem ainda mais seu relacionamento de trabalho enquanto grupo.

Cada congresso reúne um número sem precedentes de prefeitos das principais cidades do mundo, juntamente com os membros mais importantes de suas equipes, além de líderes comerciais. Através de um programa abrangente de sessões interativas, as delegações podem compartilhar melhores práticas e identificar projetos colaborativos.
Esse evento bianual já foi realizado em Londres (2005), Nova York (2007) e Seoul (2009). O atual presidente do C40 é o prefeito Michael R. Bloomberg, da cidade de Nova York.


C40 Sao Paulo Summit

Os esforços contínuos para enfrentar as mudanças climáticas deram à São Paulo a oportunidade de ser a primeira cidade do hemisfério sul a sediar o C40 Summit de 2011, que acontecerá de 31 de maio a 3 de junho de 2011.

O encontro também será uma oportunidade excelente para a exploração e troca de novas ideias sobre transporte, energia, arrecadação de fundos, uso de terras e descarte de resíduos, problemas essenciais na garantia da sustentabilidade e da qualidade de vida de seus cidadãos.

São Paulo é uma das únicas cidades no Brasil a fazer um inventário de suas emissões, que foi publicado em 2005. O documento aponta que o uso de energia é responsável por 76% das emissões da cidade.

Em junho de 2009, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que institui a Política Municipal para Mudanças Climáticas em São Paulo. Foi a primeira lei sobre estratégia climática de um governo local na América Latina. A lei tem como base o pagamento de taxas por parte dos produtores de poluição e leva em consideração a crescente responsabilidade das cidades no combate ao aquecimento global. O projeto de lei prevê uma meta de redução de 30% nas emissões de carbono e equivalentes até 2012, com base no inventário recente da cidade (2005).

A cidade também pretende atingir diversas outras metas, como a conversão de todo o sistema de transporte municipal para que operem com combustíveis renováveis até 2018, reestruturação de seu programa de reciclagem, a realização de novos inventários a cada cinco anos e renovação das metas globais a cada dois anos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...