Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Caminhada em defesa das áreas verdes de Pirituba acontece no Dia do Meio Ambiente


PIRITUBA

Pirituba, uma região que ainda possui uma grande riqueza natural, está correndo risco de perder suas areas verdes diante da especulação imobiliária e da construção de  obras de grande impacto, como por exemplo o Centro de Convenções e seu entorno.
A CONCENTRAÇÃO

A caminhada que aconteceu no domingo 5 de junho, data que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, partiu do consenso das pessoas presentes na reunião do Fórum Agenda 21- Pirituba, ocorrida no dia 21 de maio.
Cerca de 100 pessoas participaram desta caminhada que teve a presença de carro de som e escolta da polícia.

A  concentração aconteceu  no terreno da Av. Mutinga, 951 e seguiu em direção a Casa de Nassau.Depois desse momento de parada  a caminhada seguiu pela Av. RPM até a obra embargada do Cemitério. Mais uma parada foi feita para chamar atenção de todos moradores do local e motoristas que ali passavam. Desse ponto seguiu até o Pq Toronto, local final, onde houve uma confraternização dos participantes.

Estiveram presentes um grupo  vários assessores parlamentares (Ver. Claudinho, Ver Francisco Chagas, Ver Eliseu Gabriel)  moradores da City Pinheirinho que vieram cheios de energia e faixas de protesto. Houve a participação também de, moradores do Portal Bandeirantes, Luiz Enrique do CADES-PJ, Reginaldo e Edmilson da Agenda 21, Regina Jasa (responsável pela luta contra o cemitério),  eu Érica Sena, e outros.

Os motivos principais da caminhada foram:
1- A construção da alça de acesso da Rod. Bandeirantes para o Centro de Convenções que cortará uma área de preservação permanente. Antes passaria pelo bairro City Pinheirinho, mas a mobilização dos moradores fez com que houvesse mudança de local, mas mesmo assim não é satisfatória por destruir uma parte da área verde.



2- O clube Holandês Casa de Nassau seria vendido, mas devido à luta de representantes da região e moradores foi tombado, mas ainda não há garantia de posse pública de sua área verde.
Todos em frente da Casa de Nassau



3- Cemitério de Pirituba que foi construído em uma área de preservação ambiental, onde existe um lençol freático. A luta contra a obra, que já derrubou uma parte da área verde local foi embargada pela justiça. Regina Sasa, representante dessa luta, disse que a ação foi ganha em São Paulo, e agora está em Brasília, havendo assim, chances do cemitério ganhar a ação, proporcionando um impacto ambiental irreversível ao meio ambiente.

O cemitério embargado de Pirituba

4- Além desses problemas a caminhada também protestou contra a mudança do Plano Diretor da região, dando abertura a construção de obras de grande impacto; e contra a mudança do Código Florestal.
Não nos preocupamos apenas com os assuntos locais!

Agitamos a manhã do bairro. Olha eu segurando a faixa- rs

Confraternização no Pq Toronto

A caminhada foi válida e bonita, pena que a maioria dos moradores preferiram ver tudo de suas janelas e não se juntarem ao grupo. A luta é de todos, pois independente de serem boas ou ruins as conseqüências do desenvolvimento da região, repercutirão na vida de todos moradores. Não podemos esquecer que uma das riquezas de Pirituba são as suas áreas verdes, e assim, o desenvolvimento da região deve acontecer de modo sustentável.

A mobilização do povo a favor de uma causa justa é um exemplo de cidadania e respeito ao meio ambiente.
CAMINHADA E CONSCIENTIZAÇÃO

Texto e fotos de Érica Sena- 05/06/11 

Acabei tendo a oportunidade de cobrir esse evento para 2 jornais: Portal ZNnaLinha e Folha Noroeste.
 É legal lutar pelas causas ambientais, mas se torna mais legal quando a luta é na região em que moramos.

Portal Folha Noroeste

3 comentários:

  1. Professora Érica, parabenizo pelos excelentes artigos, conheci o seu espaço pelo Blog do Eng. Jorge Paulino e agora também serei mais um seguidor; como é bom ver que a internet possui espaços inteligentes.
    Só temos a ganhar com isso.

    Com um cordial abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Eng. Wanderson pela palavras!
    Abraços,
    ÉRICA

    ResponderExcluir
  3. Érica, parabéns a você e a organizadora Regina Jasa. Eu gostaria muito de estar lá e participado junto pelo um mundo melhor. Não foi possível. Espero ir num próximo.
    Abraço.
    Marcelo Silvestre

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...