Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 11 de junho de 2011

IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas realiza Evento Antas Pintoras 2011


Telas pintadas por antas de zoológicos norte-americanos serão leiloadas durante exposição no dia 15 de junho. Os recursos serão revertidos para as pesquisas da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, do Instituto de Pesquisas Ecológicas


O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas - realiza no dia 15 de Junho, às 20h, no Espaço Dom Pedro, Zoológico de São Paulo, uma exposição e leilão de telas pintadas por antas de cativeiro em zoológicos norte-americanos. O evento é organizado em parceria com a Fundação Zoológico de São Paulo, IUCN/SSC Tapir Specialist Group (Grupo Especialista de Antas) e Zoológico de Houston.

O Evento Antas Pintoras 2011 contará com 29 pinturas doadas por seis diferentes zoológicos dos Estados Unidos, onde vivem as “artistas” (zoológicos Brevard, Brookfield, Houston, John Ball, San Diego e Woodland Park). Os recursos arrecadados come o leilão das obras serão revertidos para as atividades de pesquisa e conservação da Anta Brasileira realizadas pelo IPÊ na Mata Atlântica (SP) e Pantanal (MS).

Esta é uma maneira diferente de chamar atenção para a causa da conservação da Anta Brasileira, divulgando informações sobre a espécie, seu estado de conservação e problemáticas conservacionistas, bem como a urgência de sua proteção nos diferentes biomas brasileiros onde ela vive.

As telas foram pintadas pelas antas com auxílio de tratadores utilizando tintas orgânicas comestíveis que não prejudicam os animais. O resultado são quadros abstratos bastante coloridos e únicos!

“A ideia não é que as pessoas comprem simplesmente uma obra de arte, mas uma pintura feita por uma anta!  Essas pessoas terão em mãos obras bastante diferentes de tudo o que existe e ainda estarão contribuindo para a sobrevivência da espécie na natureza”, afirma a pesquisadora do IPÊ Patrícia Medici, coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, presidente do Grupo Especialista de Antas da IUCN - International Union for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) e idealizadora do evento.

Esta é a primeira vez que um evento como esse é realizado com antas. Eventos similares já foram realizados no passado com orangotangos e elefantes.  É uma maneira criativa de fazer com que os animais em cativeiroo contribuam para a sobrevivência e conservação de animais na natureza -  Antas Ajudando Antas”, complementa Patrícia.

Na exposição, além de conhecerem obras das antas, os visitantes terão oportunidade de saber por meio de vídeos como elas foram feitas, e obterem informações específicas sobre cada “artista” através de biografias e fotos. Ao lado de cada obra estará disponível um formulário para que os convidados possam dar seus lances no leilão silencioso, a partir de R$200,00.

Fotos e outras artes sobre as antas

O evento conta também com a participação de quatro fotógrafos de natureza e uma jornalista ambiental, todos brasileiros, que estão doando ampliações de fotografias da anta brasileira e seu habitat para o leilão. São eles: Adriano Gambarini (www.gambarini.com.br), Daniel De Granville (www.photoinnatura.com), Liana John (Editora Camirim), Luciano Candisani (www.lucianocandisani.com), e Luiz Cláudio Marigo (www.lcmarigo.com.br).

Adicionalmente, haverá a participação de diversos artistas que estão neste momento preparando obras de arte (pinturas, esculturas, cartoons, poemas etc.) para serem leiloados juntamente com as pinturas de antas e fotografias. Artistas já confirmados incluem Ângela Leite (www.angelaleite.com.br), Carla Caffe, Elise Smorczewski (EUA, www.strangeandendangered.com), Guto Lacaz (www.gutolacaz.com.br), Guto Naveira (gutonaveira.blogspot.com), Luccas Longo e Ronald Rosa (www.brazilbonito.org.br).

Um stand da Grife IPÊ com produtos fabricados por comunidades vizinhas à Mata Atlântica e inspirados nas antas, também farão parte do evento.

“Animais Artistas”

A ideia de “animais artistas” como embaixadores para a conservação na natureza nasceu em zoológicos norte-americanos como parte de programas de enriquecimento ambiental. As espécies inicialmente utilizadas em tais programas foram primatas, sobretudo orangotangos, e também elefantes.

O Zoológico de Houston, no Texas, um dos apoiadores do Evento Antas Pintoras, vem trabalhando com orangotangos artistas desde 2005. O zoológico organiza a coleta anual de obras de arte destes animais em cativeiro em zoológicos americanos e realiza leilões para levantar fundos para iniciativas de pesquisa e conservação deste primata na natureza por meio do programa Pongos Helping Pongos. Esse conceito de captação de recursos vem se mostrando um modelo de sucesso, podendo ser replicado para outras espécies.

Foi justamente o sucesso da ideia dos Estados Unidos que impulsionou a criação de iniciativa similar no Brasil. Alguns anos atrás, a pesquisadora Patrícia Medici demonstrou interesse em organizar o evento com a Anta Brasileira e o Zoológico de Houston aceitou ajudá-la nesta empreitada. Outros zoológicos americanos dispostos a colaborar foram identificados.

Parceiros do evento
Fundação Parque Zoológico de São Paulo, Brasil
Houston Zoo Inc., Estados Unidos
IUCN/SSC Tapir Specialist Group (TSG), Internacional

Zoológicos norte-americanos doadores das telas
Brevard Zoo; Brookfield Zoo; Houston Zoo; John Ball Zoo Society; San Diego Zoo; eWoodland Park Zoo.

Serviço
Data: 15 de Junho de 2011, Quarta-Feira
Horário: 20h00
Local: Espaço Dom Pedro, Zoológico de São Paulo
Avenida Miguel Stéfano, 4241 - Água Funda - São Paulo
Evento aberto ao público

Saiba mais sobre a  IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...