Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Programação Virada Sustentável - Parque Villa-Lobos




Atividades

Instalação – Urban Trash Art, dias 4 e 5/06
Escultura de médio porte com medidas aproximadas de 8m de comprimento, 3,5m de largura e 4m de altura, chamando a atenção para a temática da reutilização do lixo e da beleza contida nas caçambas da cidade. Criada e montada pelo coletivo artístico Urban Trash Art.
Entrada Principal no Parque Villa-Lobos


Performance: Casa Teto para Meu País - dias 4 e 5/06
Atividade da ONG Um Teto Para o Meu País que integra as ações do Jogo da Cidadania – Virada Sustentável, na qual estudantes universitários são desafiados a encontrar soluções para a construção de uma casa popular de 18 m2 barata e digna para seus moradores a partir de conceitos sustentáveis de construção e inclusão social.
Ilha Musical no Parque Villa-Lobos


Instalação: Gerador Ecológico – dias 4 e 5/06
Gerador montado no parque que utiliza materiais provenientes do lixo tecnológico, como cerca, HD quebrados e pedaços de bicicletas, onde as pessoas participarão do fornecimento de energia de maneira interativa e educativa. É acompanhada de uma exposição fotográfica sobre o projeto que está em desenvolvimento na Amazônia.
Ilha Musical no Parque Villa-Lobos

 
Greenpeace na Virada – dias 4 e 5/06
Voluntários da ONG Greenpeace realizam diversas atividades envolvendo a conscientização ambiental de maneira lúdica e divertida, como bicicleta solar, teatro, desenho infantil e pintura de face.
Ilha Musical no Parque Villa-Lobos

Instalação: Painéis Saúde e Sustentabilidade – dias 4 e 5/06
Criados pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, três painéis apresentam de forma didática para o público os seguintes temas: “Mudança Climática e água engarrafada: deixe de lado este hábito”, “Poluição e o coração: uma bomba relógio” e “Poluição e exercício físico na cidade: mitos e realidade”.
Ilha Musical no Parque Villa-Lobos

Exposição: Avistar na Virada– dias 4 e 5/06
Criados pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, três painéis apresentam de forma didática para o público os seguintes temas: “Mudança Climática e água engarrafada: deixe de lado este hábito”, “Poluição e o coração: uma bomba relógio” e “Poluição e exercício físico na cidade: mitos e realidade”.
Ilha Musical no Parque Villa-Lobos

Tubarões na Virada Sustentável (Divers for Sharks) – dias 4 e 5/06
Campanha para mobilizar a população e os simpatizantes dos tubarões para impedir a extinção desses componentes vitais do ecossistema marinho. Inclui barraca expositiva e oficina de construção de barbatanas para crianças.
Ilha Musical no Parque Villa-Lobos

Zen: Ilhas Ayurvédicas – dias 4 e 5/06, das 10h às 17h
Espaço onde terapeutas profissionais ayurvédicos aplicarão ShiroAbhyanga (massagem) e apresentarão, através das técnicas da massagem, uma introdução ao universo da milenar medicina Ayurvédica.
Tenda grande do Parquinho no Parque Villa-Lobos

Zen – Meditação e Yoga, dias 4 e 5/06
Abrindo os dois dias de atrações da Virada Sustentável nos parques da cidade, práticas abertas de meditação e yoga para todas as idades e níveis de consciência corporal, ministradas por instrutores de diferentes estilos de yoga. Confira a programação:
8h – Jessica Nunes, Hatha Yoga/Clássico (Estúdio Gam Yoga)
10h – Renata Ventura, Iyengar Yoga (Estúdio Iyengar Namastê)
12h- Mário Reinert, Asthanga Yoga (Estúdio Namaskara)
14h- Rita Toledo, Kum Nye/Yoga Tibetano (Instituto Nyingma do Brasil)
16h- Manfred Richter, Hatha Yoga, com apresentação musical de didgeridoo (Academia Vereda e 4Fit)
Ouvillas no  Parque Villa-Lobos

Instalação - Quanta coisa legal é possível fazer com lixo – dias 4 e 5/06
Uma caixa (1x2 metros) de acrílico transparente cheia de peças de lixo de plástico, mostram ao público o que é possível fazer com o lixo.  Ao lado da caixa de lixo, estarão expostos floreiras, lixeiras e bancos feitos de plástico madeira, fabricado a partir do plástico reciclado.
Ilha Musical no Parque Villa-Lobos

Circuito do Equilíbrio – dia 4, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Com o circuito de equilíbrio, orientado por profissionais, os idosos conseguem testar suas capacidades físicas e aprender dicas de como evitar quedas e levar uma vida mais saudável. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED).
Parque Villa Lobos,

Música: Reciclowns + Mucambos – dia 4/06
O coletivo Reciclowns consiste em uma trupe de palhaços que vai muito além de palhaçadas, buscamos uma conscientização através da arte e do humor. Na Virada, oito palhaços acompanhados de um grupo de Maracatú ensinam às pessoas que recolher o lixo pode ser uma atividade bem divertida. 

Oficina Cultivo Vertical em Garrafa Pet –  dia 5/06
O Projeto Fábrica Verde oferece a oficina de Horta Vertical  em Garrafa Pet. A técnica adotada viabiliza o plantio onde há pouco espaço disponível para manutenção de hortas convencionais, e o plantio em garrafas pet tem como finalidade o reaproveitamento de embalagens vazias. Os participantes da oficina poderão levar o material para casa.

Oficina de Horta Hidropônica – 5/06
O Projeto Fábrica Verde, por iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e do Trabalho, oferece a oficina de Horta Hidropônica.O Hidropônico Floating (Flutuante em baldes) é um sistema fácil e prático, possibilitará aos participantes compreender os princípios físicos e processos fisiológicos envolvidos na produção de hortaliças, fruteiras, ornamentais, medicinais e forragens, bem como suas potencialidades de uso em áreas ou regiões com restrições ao cultivo no solo. 

Atividade: Construção de Mandala – dia 5/06, das 10h às 13h
Uma Mandala construída coletivamente a partir de materiais recolhidos da natureza pelos participantes do projeto Casa de Cultura e Cidadania, como folhas, sementes, tampinhas plásticas, papéis de bala, entre outros materiais. Ação inspirada pela inquietação frente ao atual momento histórico onde o consumo desenfreado e a alta produção de lixo alteram as áreas verdes e urbanas, condicionando nosso olhar a uma paisagem alterada e tornando-se uma preocupação mundial.
Parque Villa Lobos

Infantil – dia 4/06
Um espaço interativo de conscientização ambiental, onde as crianças aprendem sobre biodiversidade, mudanças climáticas e consumo de água de maneira divertida e inteligente. O projeto faz parte do Programa Criança Ecológica, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de S. Paulo.
Villa Ambiental no Parque Villa-Lobos (À direita da entrada principal)

Infantil: Na Pista Certa – dias 4 e 5/06
Desenvolvido pela Fundação Mapfre, um programa de vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante, onde monitores treinados apresentam às crianças conteúdos de segurança viária e valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente. Quatro sessões diárias: (9h às 10h30); (10h30 às 12h); (13h30 às 15h) e (15h às 16h30).
Ilha Musical no Parque Villa-Lobos

Fonte: SMA-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...