Tráfego de aviões altera o clima em regiões próximas a aeroportos, aponta estudo
Uma pesquisa publicada na revista científica Science nesta sexta-feira, 1º de julho, aponta que o trânsito intenso de aviões influencia a meteorologia ao redor dos aeroportos. Segundo o estudo, a passagem dos aviões pelas nuvens mais baixas pode criar “buracos” nas formações e causar chuvas e nevadas.
De acordo com os pesquisadores, o fenômeno é causado pelo resfriamento e expansão do ar que fica atrás das turbinas do avião e sobre as asas. Eles explicam que queda de temperatura pode congelar as finas gotas de água nas nuvens, formando cristais de gelo. O processo avança até surgir um canal de cristais na camada das nuvens, que pode expandir-se por horas, aumentando a precipitação de chuva da nuvem.
Para chegarem a estas conclusões, Andrew Heymsfield, do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica em Boulder, no Colorado, e pesquisadores em outras partes dos Estados Unidos, estudaram imagens dos canais nas nuvens registradas por satélites, e depois usaram modelos computadorizados de previsão meteorológica para simular o crescimento e a evolução das nuvens. Segundo a pesquisa, as camadas de nuvens extremamente frias podem ser encontradas em um raio de 100 km ao redor dos grandes aeroportos do mundo.
Apesar de aumentarem os níveis de chuva e de nevadas, os pesquisadores não acreditam que o fenômeno possa afetar o clima global. Mas dado que muitos dos grandes aeroportos possuem uma camada de nuvens baixas durante o inverno, isto poderia gerar a necessidade de retirar o gelo dos aviões com mais freqüência.
Estas nuvens com canais, induzidas pelos aviões, foram documentadas durante décadas e frequentemente atribuídas ao lançamento de foguetes ou à passagem de objetos não identificados. Uma nuvem flutuou sobre Moscou em 2009 e gerou especulações e até teorias conspiratórias.(ECOD)
Fonte: Mercado Ético-01/07
Querida, a quantidade de gases(pum) humano e outros num chega a 10% dos emitidos pela"mãe natureza". Pesquise antes...
ResponderExcluirIsso é golpe dos ricos, boa sorte.
Mais detalhes:
ResponderExcluir"CO 2 nunca dirigiu, não dirige e nunca irá conduzir tempo ou clima. O aquecimento global já passou e ele não tem nada a ver com CO 2 . CO 2 continua a aumentar mas o mundo agora está resfriando e continuará a fazê-lo" .
http://www.weatheraction.com/
Os navios poluem tanto quanto. e ai?
ResponderExcluirSe colocarmos os grandes poluidores esses jatinhos nem aparecem...
O maior emissor é a natureza, naturalmente.
Os humanos em chega a 5 %...
Boa sorte.