Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Amanhã: ONG comemora Dia do Rio Paranapanema


O evento vai reunir cidadãos, ativistas da ONG e representantes municipais e estaduais
A ONG Olho d'Água do Panema realizará no próximo sábado, 27, o II Evento de Comemoração ao Dia do Rio Paranapanema, e a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) estará presente apoiando a festividade. O evento acontece em Capão Bonito, cidade onde o rio nasce, e na data considerada aniversário do rio, 27 de agosto.

A comemoração vai contar com a presença de representantes municipais e estaduais, além dos ativistas da ONG Olho d'Água do Panema e cidadãos. Para homenagear o rio Paranapanema, às 11h30 os presentes serão convidados a cantar “Parabéns” para o rio sobre a ponte da SP 250 (Capão Bonito - São Miguel). Em seguida, alunos de escolas municipais participarão da soltura de alevinos nas águas.
A data comemorativa foi instituída pela Lei Estadual nº 10.488 de 1999, sancionada pelo então governador Mario Covas, e designa 27 de agosto como o dia do Rio Paranapanema, que é o divisor natural dos estados de São Paulo e Paraná, e tido como um dos rios mais importantes do interior do estado paulista.

No último aniversário do rio, em 2010, voluntários preocupados com seu abandono promoveram a primeira descida ecológica do Paranapanema, e desceram o rio em embarcações coletando todo o lixo que podiam de dentro das águas, o que totalizou um montante de 2.500 kg. Foi nessa descida que o hoje presidente da ONG, Paulo Fernandes de Moraes, junto com Fernando Calderaro, Adauto Vicente da Silva, Carlos Paiva, Paulo Paiva, José Araújo e Célio de Melo decidiram fundar a Olho d'Água do Panema.

Cerca de cinco meses depois, em janeiro de 2011, a ONG organizou a segunda descida ecológica para limpeza do rio, que reuniu 35 pessoas e tirou 200 kg de lixo do rio. A presença de mais pessoas e menos lixo mostra o aumento da conscientização tanto dos moradores das áreas urbanas quanto dos ribeirinhos.

A descida ecológica tem por objetivos principais limpar e recuperar o rio, bem como conscientizar as comunidades ribeiras da importância da sua conservação, evitando assim que mais lixo torne a ser depositado em suas águas.
Ainda na comemoração de aniversário do rio, ao final da tarde será promovido um passeio rio abaixo, com a finalidade de apresentar aos presentes o caminho traçado pela descida ecológica. A próxima limpeza comunitária do rio Paranapanema está prevista para outubro de 2011, e já conta com um grande número de inscritos.

O município de Capão Bonito está localizado no Vale do Paranapanema, no interior do estado, e a conscientização da preservação do meio ambiente cresce ao longo do tempo. A cidade faz parte do Projeto da SMA, Município Verde Azul, cujo objetivo é incentivar os municípios a estabelecer iniciativas locais para a gestão ambiental. Para isso, o projeto lança anualmente um ranking dos municípios que mais colaboraram para a preservação do meio ambiente. Capão Bonito hoje se encontra na 176ª posição, dentre os 645 municípios participantes. A cidade subiu uma posição desde 2009, e aumentou sua pontuação de 73,02 para 74,24. Esse resultado mostra os frutos das ações concretas do município, como as promovidas pela ONG Olho d'Água do Panema.

Programação


09h00
- Cerimônia Religiosa

10h00 - Hino Nacional

10h30 - Palavra às autoridades e representantes da ONG

11h30 - “Parabéns” sobre a ponte SP 250

11h40 - Soltura de alevinos, com a participação de alunos de escolas municipais

13h00 - Pausa para almoço

15h00 - Mesa Redonda com o tema “Reflorestamento, recuperação da mata ciliar, desmatamento de áreas nativas e preservação do rio Paranapanema”, com a participação das autoridades presentes e da diretoria da ONG
Fonte: SMA-SP

Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...