Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Seu jardim pode ajudar a abaixar a sua conta de luz






Muitas pessoas planejam seu jardim para definir a área da propriedade, outras acreditam que isso pode aumentar o valor da casa no mercado, e muitas procuram somente uma área de lazer agradável. Porém, pouca gente sabe que um jardim bem planejado ajuda a economizar na conta de luz. 

Em dias quentes de verão, por exemplo, é mais fresco sentar debaixo de uma árvore ou mesmo na grama, não é mesmo? Então, árvores bem posicionadas podem deixar a sua casa mais fresca também. Isso faz com que não seja preciso ligar nem ar condicionado nem ventiladores. U.S. Departament of Energy estima que árvores em volta da casa fazem com que o consumo de energia diminua em 25%.

Grandes árvores e arbustos são considerados mais eficientes na econômia de energia. Uma boa ideia é pensar a longo prazo, usando plantas que crescem devagar mas duram mais e aguentam condições mais severas. As árvores têm que ser localizadas perto das janelas (mas não grudadas), de modo que elas impeçam a entrada dos raios solares ou pelo menos barre um pouco deles.

Se o seu medo é que no inverno fique muito frio, não se preocupe, pois a partir do outono as folhas de algumas árvores e plantas caem fazendo com que o calor do sol entre na residência. Além disso, se você escolher uma espécie que não se encaixe nesse perfil, é possível podá-la. Mas lembre-se de que é importante pensar tanto no verão como no inverno na hora de planejar seu jardim.

Contratar um paisagista profissional é o melhor a se fazer para ter um jardim bem planejado, mas também há maneiras de executá-lo sozinho. O primeiro passo é descobrir por qual janela entra o sol da manhã e o da tarde. O sol da manhã é desejável e benéfico, então pequenos arbustos perto da parede resolvem o problema do calor. Já para a janela com o sol da tarde, que é o realmente forte, é preciso plantar árvores que fiquem cheias.  

A arquiteta Viviane Cunha indica plantas nativas, como a pitangueira, que estão mais apropriadas ao nosso clima. Elas têm menor chance de pegar doenças e bichos e precisam de menos água.

Por isso, anote mais um quesito a ser levado em conta: tempo de crescimento da espécie que você vai querer colocar em casa. Uma árvore pode levar 20 anos para atingir o seu tamanho máximo. Então, para começar a poupar energia mais rápido, uma dica é usar as famosas “unhas de gato”, que fazem com que o calor não passe pelas paredes. 


Fonte: Greenvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...