Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Movimento Limpa Brasil Let´s do it! acontece em Campinas em setembro


Maior movimento de mobilização social do mundo pretende conscientizar a população em relação ao descarte de resíduos em seis das maiores cidades do Brasil

Campinas, 13 de setembro de 2011 – Campinas será a quarta cidade do país a receber o movimento Limpa Brasil Let´s do it!

No dia 25 de setembro, milhares de voluntários sairão às ruas para retirar os resíduos sólidos descartados irregularmente nas vias públicas. A ação já aconteceu no Rio de Janeiro, onde foram recolhidas mais de 17 toneladas de materiais recicláveis, em Brasília, onde o total foi de 59 toneladas, e em Goiânia, onde a ação foi realizada em conjunto com a empresa municipal de urbanização, resultando na retirada de 174 toneladas de resíduos sólidos.

O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. A principal meta é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante, mantê-las limpas.


O projeto, que nasceu na Estônia e já aconteceu em outros 20 países, foi trazido ao Brasil com a colaboração da UNESCO. Aqui, devido à extensão territorial e ao hábito ainda muito enraizado de jogar lixo fora do lixo, a iniciativa é voltada principalmente à conscientização da sociedade civil, motivo pelo qual terá duração de 10 anos, com ações bienais.

A população da cidade já pode se cadastrar para participar da iniciativa. Basta acessar o site www.limpabrasil.com e fazer a inscrição para receber orientações por e-mail. O voluntário poderá retirar na semana anterior à ação, em uma agência do Banco do Brasil, um kit com luvas e sacos confeccionados com matéria-prima renovável, produzidos e cedidos pelas empresas Braskem e Embalixo.

No dia 25 de setembro, Campinas contará com 25 pontos de entrega, que foram definidos junto ao D.L.U. – Departamento de Limpeza Urbana.
 



Alguns deles são: 
  • Parque Ecológico,
  • Praça Beira Rio, 
  • Praça do Coco,
  • Bosque dos Jequitibás, 
  • nas Cooperativas Produção Coleta e Manuseio, Bom Sucesso e Havilá. 
  • A abertura do evento será no Largo do Rosário, às 9h.
Cada saco de lixo entregue no Ponto de Entrega poderá ser trocado por uma entrada simbólica para um show com O Baile do Simonal (Wilson Simoninha e Max de Castro), Elba Ramalho, Sandro Saga, Tributo a Chico Science com banda Candeia Peba, e as bandas 4 FatosDemoonde. Será às 17h, após a ação, na Concha Acústica do Parque Taquaral. 

Esse evento terá uma dinâmica especial, cujo mote será “do meu lixo cuido eu”. A proposta é que os artistas cobrem dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma inovadora ação de conscientização: um show limpo.

“Muito mais do que limpeza das cidades, o movimento visa contribuir para a mudança de atitude da população com relação ao lixo jogado irregularmente no espaço público. Trata-se de um projeto de educação, valorização da cidadania e respeito ao próximo”, afirma Marta Rocha, diretora executiva da Atitude Brasil.

Cronograma previsto das próximas ações
São Paulo – novembro (data a definir)
Belo Horizonte – 08/dezembro

Saiba mais:
http://www.limpabrasil.com/campinas
http://www.flickr.com/limpabrasil



 Muito legal!!! Trabalhoso maravilhoso desse equipe! Parabéns!

O galera de Campinas, participem, tirem fotos e mande para o blog... Quero publicar esse grande evento.
pensareco@yahoo.com.br
Érica Sena

Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...