Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 17 de setembro de 2011

O 1º Sarau do Teatro Silva


Ontem, a convite de Baal Demarÿ, responsável pelo Teatro Silva , fui conhecer esse belo trabalho.

Conhecendo o Teatro Silva

Ecoteatro: Cultura e sustentabilidade no palco

 Um novo conceito de centro cultural vem sendo desenvolvido em Pirituba, bairro da zona oeste de São Paulo. Desde 2008, militando em prol das artes cênicas, realizando formação de atores, contra-mestres e dramaturgos em jovens e idosos da região, ativistas do TeatroSilva voltam a atenção, agora, para a bioconstrução de um ecoteatro. Sustentável. Desde sua concepção, passando pela construção e culminando na ocupação do espaço.

O TeatroSilva surgiu em 2008, no Tucuruvi, dentro de uma sala de 10m x 10m de uma escola pública da região. Após ocupar outro espaço no bairro, um galpão, o coletivo se estabeleceu em Pirituba. Baal Demarÿ, idealizador do TeatroSilva explica que a nova localização é estratégica. “Não há espaço de cultura em Pirituba”, explica, argumentando que a construção do Ecoteatro, numa área adjunta onde está umbicado o galpão-sede do coletivo será de grande valor para o bairro.

Segundo Baal, a proposta inicial do TeatroSilva “era formar não-atores. Íamos em escolas públicas e e convidávamos as pessoas. Depois de montar o espetáculo, retornávamos e apresentávamos a peça”. Em três anos, o coletivo realizou três peças, assistidas por 5 mil jovens de escolas públicas.

Ao passo que novas ações cênicas são realizadas pelo TeatroSilva, o projeto de construção do Ecoteatro, valendo-se de técnicas de bioconstrução, está próximo de sair do papel. O projeto arquitetônico é de Alessando Sbampato e Roberto Godoy e as bioconstrutoras são Nena Alava e Dani Paiva.

O Ecoteatro
Materiais e técnicas que não agridem a natureza, garantindo a sustentabilidade, serão utilizadas no projeto. Trata-se da bioconstrução, que traz à tona métodos que maximizam o aproveitamento dos recursos disponíveis, minimizando os custos.
O tratamento e reaproveitamento de resíduos, a coleta de águas pluviais, o uso de fontes de energia renováveis e não-poluentes, o aproveitamento máximo da iluminação natural, são alguns exemplos de técnicas a serem utilizadas.
Os materiais de construção a serem usados (e reaproveitados) podem ser superadobe, entulho moído, vidro e metal. Telhado verde, coleta de água da chuva por meio de captadores, cisternas e filtros naturais também estão previstos no projeto.

Para Baal Demarÿ, tal bioconstrução garante mais espaço para as ações sócioculturais do coletivo, bem como demonstra a viabilidade deste tipo de projeto.
Findada a obra, o ativista avalia que o atual galpão-sede onde o coletivo se situa possa se transformar em uma oficina para desenvolver atividades sustentáveis, mantendo estreito diálogo com o ecoteatro.(André Carvalho em 16/09/11)
http://revistaepocasp.globo.com/Revista/Epoca/SP/0,,EMI126372-15367,00.html

http://catracalivre.folha.uol.com.br/2011/09/ecoteatro-cultura-e-sustentabilidade-no-palco-2/

Saiba mais no site http://www.teatrosilva.com.br/
    
Fotos do 1º Sarau: 16/09/11







Fotos: Érica Sena



Parabéns a todos! Muito legal!
Érica Sena








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...