Estações de reciclagem batem recorde de arrecadação e empresas patrocinadoras lançam concurso cultural na Internet
Em 2001, a rede de supermercados Pão de Açúcar e a
Unilever chamavam a atenção da população ao iniciar uma ação que seria
essencial para a sociedade alguns anos depois: a reciclagem. O
pioneirismo veio com o Programa Estações de Reciclagem Pão de Açúcar
Unilever, que dez anos depois, já arrecadou quase 50 mil toneladas de
material reciclável em todo o Brasil e se consolida como projeto modelo
de parceria entre varejo e indústria no cenário nacional de reciclagem.
Para comemorar os resultados e o crescimento do programa, que começou
com 12 estações e hoje já está presente em 112 lojas, o Pão de Açúcar e
a Unilever preparam um concurso cultural na internet como maneira de
agradecer a participação dos clientes e consumidores que ajudaram
a tornar essa ação um grande sucesso por meio de uma premiação. Para
participar, basta contar uma história relacionada às Estações de
Reciclagem Pão de Açúcar Unilever nesses 10 anos no site www.paodeacucar.com.br/sustentabilidade.
O concurso começa no dia 13/10 e dura até dia 17/11.
As vinte e
seis melhores histórias serão premiadas. O primeiro lugar ganhará
uma viagem com direito a 3 acompanhantes para Goiás, que será
contemplado também com uma visita ao Ecocentro IPEC (Instituto de
Permacultura e Ecovilas do Cerrado) para conhecer uma Ecovila em
Pirenópolis, e fazer um curso sobre sustentabilidade, além de ter a
oportunidade de conhecer a Chapada dos Veadeiros.
Cinco histórias ficarão em segundo lugar e ganharão
bicicletas elétricas. E as 20 demais histórias selecionadas serão
premiadas com uma cesta de produtos Taeq, Unilever e Caras do Brasil.
Realizadas em parceria com a Unilever e com as marcas Ades, Knorr,
Rexona, Omo, Comfort e Seda, as Estações de Reciclagem são
confeccionadas em material reciclado e funcionam como Postos de Entrega
Voluntária (PEVs).
Localizadas nos estacionamentos das lojas do Pão de
Açúcar, as Estações recebem papel, vidro, plástico, metal e óleo de
cozinha usado. Os materiais reciclados são doados para Cooperativas
de Reciclagem parceiras do Programa. Além do caráter social da ação,
com a geração de emprego e renda beneficiando mais de 906 famílias, as
estações de reciclagem contribuem também com a orientação para o consumo
consciente e a preservação do meio ambiente, promovendo o descarte
correto.
“Uma mudança de atitude simples, como descartar corretamente os
resíduos, promove benefícios significativos para o meio ambiente. Com
soluções cotidianas, buscamos disseminar práticas sustentáveis e
despertar as pessoas para a sustentabilidade” destaca Bethlem.
Sustentabilidade no Grupo Pão de Açúcar
As Estações de Reciclagem compõem um modelo pioneiro que gera
benefícios ambientais, sociais e relacionamento com clientes. Além dessa
iniciativa, o Grupo também promove a arrecadação de pilhas e baterias,
celulares e assessórios, Descarte Correto de Medicamentos, dentre
outras.
O Grupo também desenvolve o Programa Caixa Verde, que possibilita o
descarte de embalagens para reciclagem no momento da compra. Desde 2008
já foram arrecadadas mais de 2,4 milhões de embalagens (papel,
plástico, alumínio e vidros), sendo mais de 893 mil em 2010. Nesse
primeiro semestre de 2011 já foram arrecadas mais de 1 milhão
de embalagens. O programa está presente em 68 lojas Pão de Açúcar e 65
Lojas do Extra.
A marca exclusiva do Grupo, Taeq, desenvolveu em setembro de 2009 um
programa de Ciclo Verde Taeq envolvendo vários agentes de sua cadeia de
valor. Com essa ação, a empresa reutiliza as embalagens de papel
deixadas pelos clientes nas Estações de Reciclagem e Caixa Verde para
confecção de novas embalagens que irão acondicionar os produtos Taeq.
Essa ação representa 5% do volume das embalagens produzidas.
O Programa Alô Recicle, em parceria com a Nokia, está presente nas
lojas com pontos de entrega voluntária de celulares, baterias e
acessórios. Tudo que é coletado é recolhidos pela Nokia do Brasil e
reciclado transformando-se em novos produtos, tais como brinquedos,
eletrônicos, produtos odontológicos e até pavimento asfáltico.
Desde agosto de 2010 , esta presente em 31 lojas das redes Pão de
Açúcar e Extra, e já arrecadou mais de 81 quilos destes materiais. A
partir de setembro de 2011 o programa chega a mais 169 lojas das
bandeiras Extra (atingindo 100% das lojas Hipermercado) e Pão de
Açúcar. Até o final do ano serão implementadas mais 73 urnas, chegando a
2 73 lojas preparadas para o descarte de aparelhos, baterias e
acessórios de telefonia móvel.
Em uma iniciativa pioneira, o Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma
Laboratórios lançaram, em novembro do ano passado o projeto “Descarte
Correto de Medicamentos”, que visa despertar o consumidor para
importância do destino adequado para medicamentos vencidos ou fora de
uso, embalagens e materiais cortantes como agulhas, ampolas, vidros de
xarope, entre outros.
O Programa está presente em 100% das drogarias
da capital de São Paulo, que servem como postos de arrecadação destes
resíduos. Até o momento, mais de 900 quilos de medicamentos já foram
arrecadados. O Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) é parceiro no
projeto e, por meio das concessionárias de coleta Loga e Ecourbis, é o
responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos
resíduos. A ação conta também com o apoio e aprovação da COVISA
(Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária).
No 5 de junho a bandeira Pão de Açúcar lançou o “Compromisso com a
Natureza”, o documento é resultado de um amplo estudo que elegeu seis
ações de maior impacto para promoção da gestão e operação sustentável da
rede e que devem ser cumpridos até o final de 2012. Entre as metas está
a expansão das Estações de Reciclagem para 100% da rede com condições
técnicas para instalação das Estações.
Sustentabilidade para a Unilever
A preocupação com o meio ambiente e o bem estar social faz parte da
estratégia de negócio da companhia. A Unilever acredita que o
crescimento do negócio deve acontecer de forma sustentável e, tendo em
vista sua meta global de dobrar o tamanho da companhia ao mesmo tempo em
que reduzirá seu impacto ambiental, lançou em 2010 o seu Plano de
Sustentabilidade. Baseado no estudo do impacto social, econômico e
ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos, o plano
estabelece três metas globais para os próximos 10 anos: melhorar a saúde
e bem-estar de 1 bilhão de pessoas, reduzir pela metade a pegada
ambiental dos produtos e usar fontes de matéria-prima agrícola 100%
sustentáveis. Alinhado com esses objetivos, a Unilever Brasil desenvolve
uma série de ações especiais para atender as necessidades locais.
O primeiro pilar se refere aos benefícios que a maioria das marcas
oferece aos brasileiros. Assim, ao promover a nutrição e a higiene
adequadas e apoiar projetos que disseminam causas importantes, a
Unilever reafirma seu compromisso com a população. No campo nutricional,
a Unilever trabalha para melhorar o perfil nutricional dos seus
produtos, prova disso é que a companhia já reduziu mais de 77 milhões de
Kg de açúcar, sódio, gorduras saturadas e gorduras trans em seus
produtos, resultando no uso do Selo do Programa Minha Escolha em 68% do
portfólio da companhia. Já Lifebuoy, marca de sabonete antibacteriano,
tem a missão social de difundir a importância do hábito de lavar as mãos
para a prevenção de doenças. Em parceria com a pastoral da Criança, a
marca atingiu 1,2 milhão de famílias brasileiras em 2010.
No pilar ambiental, a Unilever concentra suas ações para a redução
das emissões de gases de efeito estufa, economia de água e resíduos
sólidos. Iniciativas com logística otimizada, inovações de produtos
concentrados como OMO Liquido Concentrado e expansão do projeto Estações
de reciclagem Pão de Açúcar Unilever, existente desde 2001, contemplam
os pontos focais deste importante pilar. No período de 1995 a 2010, a
companhia reduziu (por toneladas produzidas): 43% do consumo de energia,
37% do uso de água e 89% da geração de resíduos não recicláveis.
Para melhorar as condições de vida e trabalho, a Unilever Brasil está
focada no mundo em desenvolvimento onde indiretamente são empregados
centenas de pequenos agricultores, distribuidores e fornecedores em
geral de pequena escala. O Programa Integrare, que tem por objetivo
integrar micro e pequenas empresas aos negócios da companhia, é um
exemplo disso.
Saiba mais em www.unileversustentabilidade.com.br
Sobre o Grupo Pão de Açúcar
Pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil, o Grupo Pão de
Açúcar é a maior empresa de distribuição da América do Sul. Para
garantir a atuação no mercado e atender às necessidades e expectativas
dos consumidores brasileiros, o Grupo mantém uma estrutura multiformato
com mais de 1.800 lojas operando sob diferentes modelos de negócio, a
saber: supermercados (Pão de Açúcar, Extra), hipermercados (Extra),
lojas de proximidade (Extra Fácil), lojas de bens duráveis (Ponto
Frio, Casas Bahia) e cash&carry (Assai Atacadista).
A companhia também atua no comércio eletrônico nas áreas de alimentos, com o www.paodeacucar.com.br,
e não alimentos, com a Nova Pontocom, empresa que possui em seu
portfólio as operações online de três grandes marcas do varejo nacional:
Casasbahia.com.br, Extra.com.br, Pontofrio.com.br e Ponto Frio Atacado.
O Grupo também mantém operações nos segmentos de postos de
combustíveis e drogarias. Somados todos os seus negócios, o GPA ocupa a
posição de maior empregador privado do País, com cerca de 160 mil
colaboradores. Atuando exclusivamente no Brasil, a Companhia soma mais
de 2,8 milhões de m² de área de vendas distribuídos por 19 estados e
Distrito Federal.
O Grupo Pão de Açúcar tem ações listadas na Bovespa desde outubro de
1995 e na Bolsa de Nova York (ADR nível III), desde maio de 1997. Em
2010, as vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar totalizaram R$ 36.144,4 milhões, um crescimento de 37,9% em comparação com 2009.
Sobre a Unilever
A Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo,
presente em mais de 170 países e com mais de 167 mil funcionários. O
grupo anglo-holandês tem em seu portfólio algumas das marcas mais
conhecidas e amadas do mundo, como Knorr, Seda, Helmann’s e Dove.
Segunda maior operação da empresa no mundo, a Unilever Brasil conta
com cerca de 13500 funcionários, 12 fábricas e quatro escritórios nos
estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Com mais de 80
anos de atuação no Brasil, a empresa é líder em nove das 13 categorias
em que atua no país, nos mercados de beleza e higiene, limpeza
doméstica, sorvetes e alimentos e lança cerca de 60 novos produtos por
ano.
A subsidiária brasileira encerrou o ano de 2010 com um faturamento
bruto de R$ 11,9 bilhões e é a segunda maior anunciante do país, com
investimentos de R$ 1,93 bilhão em propaganda no ano.
Aproveito para agradecer o presente que vcs me mandaram... Adorei.
Obrigada!!
Participem deste concurso!!!
Participem deste concurso!!!
Érica Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco