Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vídeo criado pelo Televisual denuncia a poda radical em Petrópolis

www.televisual.com.br


Problema que há anos vem sendo relatado sem que se tenha conhecimento de qualquer atitude por parte das autoridades, a poda radical das árvores urbanas em Petrópolis é novamente tema de um clip produzido pela Televisual Filmes. “Dia da Árvore” foi filmado durante o inverno desse ano, quando a poda das árvores do Centro Histórico foi percebida pelos moradores como ainda mais assustadora.

No clip, a neblina típica de Petrópolis foi captada nas cenas que mostram as árvores completamente sem folhagem ao longo de vias importantes como a Av. Koeler e Rua da Imperatriz, entre outras. 

“Usamos a própria natureza para reforçar o clima de horror que as imagens daquelas árvores passam pra todos nós que amamos Petrópolis”, explica Marcelo Filgueiras Diretor de Produção da Televisual. 

Os produtores do clip afirmam que o título - Dia da Árvore, propositalmente, tem um sentido dúbio. Afinal, para eles, a continuar com essa prática, logo chegará o dia em que nos faltará a sombra, a brisa fresca e o cinza da paisagem nos meterá medo. Este será então o verdadeiro Dia da Árvore, quando a natureza estará cobrando o seu preço pelos maltratos de tantos anos.

Segundo o Diretor de Criação da Televisual, Heber Lobato Jr., a proposta do filme é mobilizar a população. “Em 2010 lançamos um primeiro alerta pra esse problema com o clip - Isso é Poda? Na ocasião, convidamos quem entende do assunto e os cidadãos a opinirem. Recebemos mensagens de apoio de todas as partes do mundo. Através das imagens, especialistas foram categóricos em afirmar que o que está acontecendo em Petrópolis não tem justificativa técnica. Porém, isso não serviu para sensibilizar a Prefeitura que deveria ser responsável por cuidar e proteger essas árvores. O mínimo que se esperava é que se buscasse a avaliação de outros técnicos, porém isso não aconteceu.

Um problema antigo - Esse ano, a poda das árvores urbanas foi tão intensa que população e imprensa lançaram severos questionamentos sobre o trabalho da Prefeitura. 

 Pela primeira vez, a repercussão gerou uma nota do escritório local do Iphan dizendo que estava pedindo ajuda da APA-Petrópolis para obter um laudo técnico sobre o serviço. “Com todo respeito ao pessoal do Iphan – que por sinal autoriza as podas, mas há anos se questiona o que está sendo feito em Petrópolis e não se tem conhecimento de que tenham tomado alguma iniciativa. 

Qualquer cidadão mais atento percebe que nos últimos 10 anos as árvores do Centro Histórico estão ficando com galhos e folhagens cada vez mais ralos e, em muitos casos, ganhando aspecto grotesco,  bem diverso do que é típico nas suas espécies.  

Há questionamentos, inclusive, quanto a, por trás dessa prática, haver o interesse direto em reduzir a cobertura vegetal para beneficiar o fornecimento de energia elétrica o que, se comprovado, seria um escândalo. Diante disso, se justifica nossa incredulidade quanto ao real interesse do Iphan ou mesmo dos órgãos ambientais sobre a questão. O que nos resta então é continuar mostrando o que está ocorrendo e esperar que se forme uma consciência coletiva grande o sufiente para cobrar as medidas cabíveis”, avalia Heber Lobato Jr.

O clip “Dia da Árvore” está disponível no Canal da Televisual Filmes no You Tube: 



Heber Lobato Jr.
Diretor de Criação
Twitter: @TelevisualFilms

Muito bom esse trabalho, não acharam?
Parabéns Heber!! Conte com o PENSAR ECO para divulgar!!!
Abs
Érica Sena

2 comentários:

  1. Prezada Érica,

    Em nome dos petropolitanos nós agradecemos o apoio. A poda ou mesmo eliminação das árvores urbanas em nossas cidades é um problema que vai além da questão ambiental. Tem relação direta com a saúde pública e a qualidade de vida das populações.

    Equipe Televisual

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo,
    as pessoas não tem idéia doa serviços ambientais que as árvores no fornecem. Como não tem noção que a poda errada ou drástica é um crime e pode gerar um perigo.
    Obrigada.
    Sucesso!
    Érica

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...