quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Será que um dia o Brasil vai será assim?

Enfrente a Catedral Dom- Koln- Alemanha
 Reflexão sobre a viagem á Alemanha em 2011


Em outubro de 2011 tive a honra de ir à Alemanha cobrir um evento da área ambiental (Jovens Embaixadores Ambientais), e também de poder conhecer um pouco das ações feitas em prol da sustentabilidade que dão certo lá. Na maioria delas, são ações simples, mas eficientes, que mostram o motivo de serem desenvolvidos e nós não.

Foi impossível deixar de comparar com o Brasil e me fazer uma pergunta: “Por que aqui não da certo?”.

Claro que se tratando da Alemanha há uma educação de qualidade, uma sociedade mais equilibrada, melhores condições de vida, uma cultura mais forte, mesmo com a crise que enfrentam. Mas principalmente porque têm políticas públicas engajadas em alcançar uma Economia Verde, investindo em tecnologias sustentáveis; em energia limpa (Parques eólicos); em reflorestamento e proteção das florestas locais; mobilidade urbana visando o uso de bicicletas e transporte coletivo, e outras.

Pude andar de barco sobre o Rio Reno, rio esse que foi contaminando por substâncias químicas, mas diferente do que nossos rios foi descontaminado e hoje tem vida. Encontrei muitas ações que comprovaram essa preocupação com o futuro do planeta e dos seus habitantes. 

Em relação ao lixo é impressionante ver que lá se recicla cerca de 70% do que descarta, e que a população leva voluntariamente seu material aos postos de coleta: nas ruas, dentro das estações de trens, no centro de triagem (AVEA), e diferentemente daqui, há comprometimento de todos os elos da cadeia produtiva, incluindo os consumidores, em diminuir o lixo gerado. Um exemplo disso é que as garrafas de água, de suco são de vidro, e não de plástico e ao serem devolvidas nos comércio, viram um bônus para o consumidor. Além disso, todos têm uma quantia de lixo a gerar, e se passar disso serão multados.

Bom, é outro mundo mesmo! Será que um dia o Brasil será assim?


 Algumas fotos:

Energia eólica

Floresta tipica Alemã

a beira do Rio Reno- despoluído


Escola pública lá se compara a nossa particular!
LUMBRICUS- ótima ideia de como se fazer Ed Ambinetal

Fofos e participativos!

Aula de Ed Amb feita num trailler - Lumbricus- na escola pública. Chovendo, frio, e as crianças com a mão na terra, adorando!!!!!

Containers de Coleta seletiva espalhado pela cidade- AVEA
Garrafa de água de vidro
 Érica Sena- 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...