Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 22 de janeiro de 2012

Consulta Pública: Plano sobre Diversidade Biológica para 2020


Em 2020, todas as pessoas deverão ter conhecimento sobre o valor de preservar a fauna e a flora de seu país e de como podem agir nessa defesa ambiental. 

Essa meta ambiciosa está no Plano Estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica para 2020, um pacto assinado por várias nações na COP-10, inclusive o Brasil.

Agora, todos esses países devem fazer sua parte para alcançar os objetivos e é por isso que o Ministério do Meio Ambiente lançou o seu plano nacional de metas.

Ao longo de 2011, setores estratégicos da sociedade brasileira, como empresas, ambientalistas, acadêmicos, governo federal e estadual, povos indígenas e comunidades tradicionais, se reuniram para debater as metas.
 
O resultado é o chamado “Documento Base da Consulta Pública”, que considera as 20 Metas Globais de Biodiversidade (Metas de Aichi) e necessidades específicas de cada uma delas. 

É esse documento que está disponível no site do MMA para ser avaliado e receber contribuições da sociedade brasileira até dia 31 de janeiro.
As metas propostas tratam, por exemplo, da criação de associações, organizações não governamentais ou grupos para conservação e uso sustentável da biodiversidade em pelo menos um município em cada estado do Brasil até 2013.

Outro objetivo é abrir gradualmente mais espaço no ensino superior para conteúdos sobre a biodiversidade. Em 2017, 50% dos cursos deverão ter esse tema no currículo e, em 2020, todos.
Dentro de oito anos, espera-se que as pessoas tenham conhecimento dos valores da biodiversidade e das medidas que poderão tomar para conservá-la e utilizá-la de forma sustentável e, para isso, outro objetivo é a criação de espaços públicos para ensino da biodiversidade como museus, zoológicos e parques ecológicos.( Página 22)


 Mais informações tiradas no site do MMA:

Para responder a consulta pública:
  1. Para sua informação sobre o processo de consulta aos setores no âmbito dos Diálogos sobre Biodiversidade e de consolidação do documento final, acesse o seguinte documento: (PDF do documento “Contexto”)

  2. Tenha em mãos o “Documento base da consulta pública”: (Documento Base)

  3.  Acesse, se necessário, os seguintes documentos para consulta:

  4. Acesse o seguinte link para preencher o formulário da consulta pública:
    (http://www.surveymonkey.com/s/2BLMMTM)

Fontes: Mercado Ético e MMA

Minhas conclusões!!!

Por mais que eu veja com bons olhos este Plano, e torço que ela seja efetivamente colocado em prática, acho 2020 muito tarde, já que se continuarmos a destruir nossa biodiversidade, o que restará até lá?

Já existem muitos movimentos sérios que fazem esse trabalho, mas o grande problema é que nossos governantes ainda não se conscientizaram deste fato, colocando em primeiro lugar o desenvolvimento econômico insustentável, que se opõe aos objetivos de conscientização e preservação da biodiversidade.

Isso só acontecerá pra valer, se paramos de votar em candidatos que acreditam que sustentabilidade ambiental é um obstáculo para o desenvolvimento econômico.

Vamos ver!! Pensar Eco estará de olho!
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...