Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 29 de janeiro de 2012

E aí, usar ou não as sacolas plásticas?



Em 2009 escrevi este artigo, e hoje vejo que ele se encaixa no momento atual.

   Consumidor verde recusa sacolas plásticas, e você?

É impossível negar nossa índole consumista, mas atualmente já existem pessoas que se preocupam em comprar produtos e embalagens que agridam menos o ambiente, os chamados “consumidores verdes”.

 
 Sei que existem inúmeros pontos a serem discutidos, mas vou ao que mais me irrita: a oferta das sacolas plásticas em todos os comércios. Sempre me pergunto por que ainda são usadas em escalas logarítmicas, já que não são resistentes (quem nunca teve uma sacola rasgada e a mercadoria rolando no chão), machucam as mãos, e além do mais, são verdadeiras pragas ao meio ambiente, e certamente para os coletores de lixo, ao ter que ficar pegando em frente às casas as várias sacolinhas depositadas. Que horror!!!! É tempo de acabar com isso!!

 
 A sacola plástica leva cerca de 300 anos para se decompor, e muitas delas vão parar nos mares interferindo no ecossistema.  Se pensarmos que mundialmente circulam bilhões ou trilhões de sacolas plásticas por ano, e que de cada dez, oito são mandadas para aterros e apenas duas recicladas em nosso país, conseguimos estimar o estrago que isso causa ao planeta. 

 
Fica claro que uma mudança de atitude deve ocorrer mundialmente para abolir as sacolas plásticas. Aqui no Brasil muitas prefeituras apresentam essa preocupação, criando incentivos para que redes de supermercados, padarias, lojas e outros estabelecimentos façam uso de sacolas retornáveis, diminuindo assim o seu descarte na natureza.

 
 Depois de saber tudo isso, que tal comprar uma sacola retornável para suas idas ao supermercado, feiras, etc. 


A natureza agradecerá! Com certeza achará uma sacola que combine com você!

Érica Sena: bióloga, gestora ambiental e educadora- 2009


 Atualmente a mídia e os consumidores se dividem opinando contra e a favor da distribuição gratuíta das sacolas plásticas nos supermercados.

  Tenho visto inúmeras matérias falando mal das ecobags, das caixas de papelão, e outras falando mal das sacolas plásticas. Analisando tudo isso, noto que ficou um jogo de interesses mais econômicos do que ambientais, e que não levarão a nada, pois os consumidores se sentem lesados e perdidos.
Faltou trabalhar esse tema com as ferramentas da Ed. Ambiental.

O problema é mais embaixo...

Acho que o grande problema não é este: se devemos ou não embalar as compras com sacolas pláticas, ecobags, caixas de papelão, mas sim a quantidade de embalagens usadas diariamente e descartadas incorretamente no meio ambiente ( rios, mares, ruas) ou indo para aterros.

Eu há anos levo sacolas retornáveis ou carrinhos de feira ao supermercado, evitando trazer dezenas de sacolas plásticas, usando- as apenas quando necessárias. 

Não me sinto  uma ECO OTÁRIA ao usar ecobags, já que não as comprei das grandes redes de supermercado.Faço uso dos 5 R´s ( Repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), e não vou pela cabeça da mídia, mas sei que uma grande % da população vai, o que me preocupa. 
A mídia está a favor da sustentabilidade ou contra?

O que realmente falta dentro do consumo?

  Precisamos de campanhas de Educação Ambiental que conscientizem os consumidores à utlizarem sem excesso as embalagens, e principalmente que façam coleta seletiva, destinando corretamente para reciclagem,  e não jogando em qualquer lugar.

Infelizmente tenho vivenciado no dia-a-dia que muitas pessoas, automaticamente, jogam embalagens de água, salgadinho, balas, etc, no chão, geralmente sem pensar no impacto disso no meio ambiente. Acho que faz parte da nosso cultura.

E é nesse ponto que a mídia deveria trabalhar criando campanhas para sensibilizar a todos, e não ficar dividindo opiniões, e enfraquecendo a luta em prol da sustentabilidade.

Concluindo sobre o uso das sacolinhas:

Se os consumidores usassem na medida certa todas as embalagens, destacando as sacolas plásticas, e as descartassem corretamente, mandando-as para a reciclagem, não teríamos que passar por essa polêmica,não acham?
Imagens elucidativas:

O uso das sacola pláticas no mundo ( Edênia Mandacaru)

Folha.com-1

Folha.com-2       
Folha.com- 3



Leia algumas matérias sobre as sacolas plásticas


Imagens: Folha.com:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1038948-supermercados-de-sp-param-de-fornecer-sacola-hoje.shtml

Érica Sena

Um comentário:

  1. Legal, gostei demais das ilustrações x) Muito informativo. Se puder, deixo esse link sobre um artigo que escrevi mais especificamente sobre o tema: http://oc-geasa.blogspot.com/2012/01/sobre-banicao-das-sacolas-plasticas.html
    Abraços

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...