Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 14 de março de 2012

Alternativas sustentáveis de cosméticos no mercado brasileiro



Vários fatores podem fazer os cosméticos serem nocivos à saúde e ao meio ambiente, mas o principal é a utilização de produtos químicos fortes, que podem até provocar alergias.
Renata Esteves sabe bem: alérgica, sempre precisou ler os rótulos das embalagens à procura das substâncias que podem ser prejudiciais. Além disso, ela percebeu que não fazia sentido cuidar de outros aspectos da sua vida com tanto cuidado, como a alimentação, e simplesmente colocar vários químicos em contato com a pele. Com isso, teve a ideia de começar ela mesma a incentivar o uso de cosméticos naturais, e montou a loja Beleza Orgânica.
“Comecei a procurar alternativas, e percebi que era muito difícil encontrar cosméticos realmente naturais e orgânicos, geralmente os que são vendidos como ‘naturais’ na verdade são cheios de químicas nocivas à saúde. E na minha busca descobri marcas brasileiras fantásticas, que já exportam mas não tem muitos pontos de venda no Brasil. Então idealizei fazer uma loja para promover essas marcas brasileiras, onde os produtos são verdadeiramente naturais e saudáveis. Faço questão de colocar a lista de ingredientes bem visível, para demonstrar isto”, diz Renata.
Um cosmético sustentável é aquele que utiliza em sua composição apenas ingredientes naturais, com produtos originados de agricultura orgânica, respeitando o meio ambiente e o comércio justo, não fazer testes em animais e ter embalagens recicláveis ou recicladas. Os produtos também devem ser livres de conservantes derivados do petróleo, não ter fragrâncias ou corantes sintéticos ou outras substâncias potencialmente tóxicas.
Sobre a diferença entre usar produtos convencionais ou produtos sustentáveis, Renata explica: “desculpem o clichê, mas realmente você sente na pele! Convido todos a fazer um teste simples para demonstrar a minha hipótese: passar em um dos braços um hidratante convencional de farmácia, que tenha óleo mineral e fragrância sintética na fórmula, e no outro braço um hidratante natural à base de óleo vegetal, com perfume de óleos essenciais. A pele absorve muito melhor o hidratante natural, e o perfume dos ativos e óleos essenciais é muito mais agradável. As células da nossa pele não absorvem derivados do petróleo, eles são usados em larga escala pela indústria cosmética porque são baratos”.(Gisele Eberspacher, do Atitude Sustentável)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...