Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Artigo de Rex: Mangue e Floresta fazem a Diferença!


Qual é a verdadeira importância das florestas? E pra que serve um manguezal? Será que estamos cuidando bem dos nossos oceanos? Estas e outras importantes questões servem para nossa reflexão, busca por informações e principalmente, ações, reações, e atitudes sustentáveis.

#manguefazadiferenca em Santos (SP)
O artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil diz: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações”. Apesar disso, a proposta do novo Código Florestal que está sendo aprovada pela maioria dos nossos parlamentares, permite mais desmatamento, proporciona maior destruição, e assim, facilita os interesses de quem quer acabar com o pouco de floresta que ainda existe. Mas apesar de ser apenas um pouco de floresta, exerce um papel fundamental para a manutenção da vida, para nossa exisência. Ou seja, você só continua vivo porque as florestas existem! E eu também. E todo o mundo!

Rex em Brasiília (DF) | fonte: fotos.estadao.com.br
Mais de um 1 milhão e meio de cidadãos brasileiros assinaram a petição contrária às mudanças do Código Florestal, e este documento foi encaminhado à Presidência da República. Movimentos, mobilizações, manifestações, eventos, conversas, estão acontecendo por todo território brasileiro. Se você ainda não está ligado nas discussões e acontecimentos sobre o tema, ainda dá tempo de participar e demonstrar o que pensa sobre o assunto. Ainda dá tempo de exercer um pouco mais a sua cidadania socioambiental. Simbora?
A campanha Mangue Faz a Diferença e o movimento Floresta Faz a Diferença demonstram o pensamento das pessoas que não querem a destruição das florestas, daqueles que entendem o valor dos manguezais, daqueles que lutam por um planeta mais saudável.

Instituto Jerivá em Santos (SP) #manguefazadiferenca
Nossas florestas protegem as nascentes e os rios, seguram e fertilizam a terra, reduzem a erosão, regulam as chuvas. Nossas florestas são o habitat de muitas espécies, servem de casa para vários animais, servem de fonte de alimento para vários animais também, inclusive para o ser humano. As florestas atraem polinizadores para as lavouras, ajudam a ter plantações saudáveis, aumentam a produtividade agrícola, e seu uso de forma sustentável garante a renda e melhora as condições de vida dos agricultores familiares, cooperativas e populações tradicionais. Nossas florestas são santuários da biodiversidade. Elas também ajudam a renovam o ar que respiramos.
Os manguezais são “berçários” para muitas espécies de animais com importância ambiental, econômica e social. Existem hoje mais de 500 mil pescadores no Brasil e o setor abrange mais de 1 milhão de pessoas se contarmos os empregos indiretos. Os manguezais são fonte de alimentação e de renda para um grande número de brasileiros.

#florestafazadiferenca na Praça da Sé em São Paulo
Não podemos deixar que tudo isso seja ignorado, destruído, aniquilado! Os interesses em jogo nas discussões do novo Código Florestal são vários, mas não podemos deixar o dinheiro e a ganância pelo poder, e a falta de vergonha na cara, falar mais alto! Temos que fazer algo, continuar a fazer, ou começar a fazer, não importa. O que vale é não ficar parado achando que tudo está bem. Primeiro e principalmente pelo respeito ao planeta e respeito a todas as formas de vida, segundo, porque a destruição dos ecossistemas afeta inclusive o ser humano, influencia diretamente nossa vida.
Neste próximo domingo dia 22, é comemorado o Dia da Terra, e mobilizações vão acontecer em várias cidades do Brasil. Veja aqui locais e horários, encontre o movimento que vai acontecer perto de você e não deixe de participar! #manguefazadiferenca #florestafazadiferenca #vetadilma
Autor: Rex- Livre Pensador, Cidadão Socioambiental, Andarilho, Biker e Terráqueo.
Blog Cidadania S.A- Atitude Sustentável
É isso aí amigo Rex! Pensar Eco está nessa luta com vc!

Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...