Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 3 de junho de 2012

Novo artigo: Na semana do Meio Ambiente proponho um desafio!

<---conteúdo da sua postagem--->



Estamos na Semana do Meio Ambiente,  dentro de uma Virada Sustentável em São Paulo, e a dias de um dos principais eventos mundiais sobre Meio Ambiente, a Rio+20. E, o que muda com isso na vida da população? Se perguntar para pessoas que não são profissionais da área ambiental e não estão comprometidas com o assunto, com certeza a resposta será ”nada”, ou pior:” o que é isso?”

 Será que a temática ambiental é discutida dentro das escolas e lares como deveria, já que trata de garantias de um futuro melhor? Será que todos tem a consciência que nossas ações de hoje terão consequências positivas ou negativas no futuro próximo?

Esse interrogatório sobre o que temos feito pela sustentabilidade, destacando os hábitos de vida, está dentro de tudo que tenho observado aonde ando; das conversas que escuto; das coisas que leio dentro e fora das redes sociais. Compartilho com voces as minhas interrogações!

 Então te pergunto e me pergunto também:  “Será que estamos  fazendo um trabalho para agregar maior número de pessoas em prol do meio ambiente, ou apenas unindo os próprios interessados pelo assunto? Até que ponto os inúmeros encontros, congressos, palestras estão sendo feitos para ambientalistas e profissionais da área ambiental? Encontramos sempre as mesmas pessoas, concordam? E o restante daquelas pessoas que não estão a par do assunto?  Pelo que vejo não são minoria e estão dentro de todas as classes sociais.

Quem vai aos congressos, palestras, aos eventos de Ed Ambiental, oficinas de reutilização de materiais, etc, são pessoas que já tem um apego pela causa ,então conclui- se que: as pessoas que não se importam com o assunto dificilmente estarão presentes.

Como fazer com que estas pessoas tenham interesse em conhecer mais , e quem sabe se tornarem atuantes na causa ambiental?

Conheci vários projetos intitulados socioambientais, bem feitos, mas que omitiram conceitos simples, mas importantes, como: - “ o que é meio ambiente”? Acredito que os projetos socioambientais  são as melhores ferramentas para passar conceitos ambientais e de sensibilização, com intuito de mudanças de hábitos; mas se eles não forem bem alinhados, perderemos a oportunidade de fazer com que mais pessoas se juntem a luta e mudem seus hábitos.

Sabemos que até para nós ambientalistas, mudar de hábitos, quebrar paradigmas, dizer não ao consumo, é um ato difícil, por mais que estejamos cercados de teoria e praticas. Eu digo por mim,  ainda tenho muitas coisas para mudar. Imagina para este outro grupo que não tem essas informações?

Pesquisas indicam que as pessoas tem se preocupado mais com a sustentabilidade; não vejo isso na prática: ainda vejo frequentemente  a população gastando água  e energia elétrica inutilmente; comprando mais do que consomem; jogando lixo, entulho pelas calçadas e terrenos; comprando animais silvestres;  botando fogo; entre outros.

O desafio que proponho para mim e para todos é o seguinte: 

Como fazer com que mais pessoas efetivamente se juntem a causa, mudem de hábitos e sejam multiplicadores?” E que percebam que só fazer coleta seletiva não é a solução para sairmos da situação caótica que a humanidade passa?

Temos uma clientela enorme para sensibilizar e mostrar que TODOS NÓS estamos no mesmo barco, e se ele afundar, todos nós correremos risco de vida.Quem topa o desafio?


Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora- junho/12


Um comentário:

  1. É e será um grande desafio meeeeeesssssssssssmooooo!! Só não podemos desanimar mesmo sabendo disso tudo que você falou. Precisamos persistir na busca de adicionar mais interesse e compromisso dessa clientela pela causa ambiental. Eu topo!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...