Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 5 de junho de 2012

Seminário SP + LIMPA aconteceu hoje na USP

 A obra foi produzida pelo aderecista Dimitri Kuriki Yoshinaga e representa a logo do SP+Limpa feita com material reciclável, como a madeira.(Foto: Érica Sena)


O Dia do Meio Ambiente foi comemorado aqui na capital de São Paulo embaixo de chuva.




Hoje na parte da manhã aconteceu o Seminário de encerramento da Série do SP TV- SP+LIMPA da Rede Globo. O evento aconteceu no Auditório da POLI-USP das 09 as 13 horas.


O PENSAR ECO, que foi convidado pela equipe da  Gerência de Relações com Telespectador / Mídias Sociais da Rede Globo, esteve presente no seminário e vem agora compartilhar com todos leitores.



Mesmo com chuva o Auditório Prof Francisco Romeu Landi- Poli, esteve cheio. Na abertura teve a presença do Governador Geraldo Alckimin, do Prefeito Gilberto Kassab, do Secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, do Diretor da POLI e outros. Além dos palestrantes, da mediadora Monalisa Perrone e outros jornalistas da Rede Globo.


 Segundo o Globo Universidade,
o evento teve como objetivo reunir diversos setores de sociedade em torno da discussão sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos- PNRS- e refletir sobre o problema do lixo na cidade de São Paulo.

Palestrantes:

Citações importantes 
  • " 98.5% do lixo da capital ainda vai para o aterros sanitários"
  • O governardor Geraldo Alckmin cita uma das ações previstas em prol da reciclagem e do tratamento do lixo em São Paulo:  "Estamos lançando a chamada responsabilidade pós-consumo: por exemplo, as pessoas poderão devolver seus celulares nas lojas. O setor privado fará a logística reversa, dando a destinação adequada aos produtos utilizados". 
  •  Sabetai Calderoni fala sobre o desperdício do lixo: O Brasil poderia ter uma economia de aproximadamente R$ 20 bilhões de reais. Nós estamos jogando muita coisa fora.
  • Temos que trabalhar muito na educação para o consumo, trabalhar na informação ao consumidor - e que essa informação se torne conhecimento e participação - e só desta forma poderemos ter uma gestão participativa em relação a resíduos." ." Patricia Iglesias
  • "Sustentabilidade não encarece. Sustentabilidade valoriza." S. Calderoni 
  • De acordo com a professora Maria Cecília Loschiavo, os catadores enfrentam diversos desafios, como, por exemplo, as políticas de expulsão e a reintegração de posso do local ocupado por eles, assim como o período sazonal de demanda de produtos.
  • "Qualquer homem gera resíduo. Qualquer ser gera. A diferença básica é que o ser humano tem a capacidade de transformar as coisas que o meio não conhece e não sabe lidar com elas. Precisamos usar a nossa capacidade de transformar para resolver, para reciclar, para resolver as coisas que estão por aí, dispersas, e colocá-las no nosso ciclo".Jorge Tenório
  • Quanto mais próspero é o país, mais resíduo é gerado" .Maria Cecília Loschiavo 
Vale a pena ler as entrevistas:


http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2012/05/entrevista-sabetai-calderoni-relaciona-economia-e-meio-ambiente.html


http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2012/05/entrevista-patricia-iglecias-discute-questoes-sobre-o-direito-ambiental.html


http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2012/05/jorge-tenorio-analisa-reciclagem-de-residuos-solidos-em-entrevista.html


http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2012/06/entrevista-carlo-ratti-aborda-projeto-que-rastreia-o-caminho-do-lixo.html



Mais:  http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/seminario/splimpa/cobertura/


No saguão do Auditório

Fala inicial da Jornalista  Monalisa Morroni

Começo do seminário
Palestrantes



Foi muito bom o evento! Parabéns a todos os responsáveis e aos palestrantes! Com certeza a fala de Sabetai Calderoni e Jorge Tenório abrilhantaram  a manhã chuvosa.


Obrigada pelo convite Priscilla Brum! Muito bom!
       Érica Sena
Amigos que levei ao evento
Fotos: Érica Sena

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...