Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Consumismo não combina com sustentabilidade... e agora o que faremos?

<---conteúdo da sua postagem--->


O consumismo é o grande entrave para o êxito do desenvolvimento sustentável, já que vivemos numa sociedade do consumo, onde adquirir bens, principalmente de marcas renomadas, fornecem status a quem as possuem. Isso é legal, dá moral, poder e privilégios, concordam? Só que esse modo de se viver não tem nada de sustentável, e na atual situação, onde o Planeta Terra dá sinais de exaustão de seus recursos naturais, esse modo de vida não nos cabe mais.
Consumir é um ato que faz parte dos seres humanos, desde o seus primórdios, fazendo parte da nossa sobrevivência, já que somos forçados a buscar alimentos, água e abrigo.
No começo retirávamos da natureza apenas o necessário para sobrevivermos, mas com a utilização de novas técnicas proveniente da industrialização e de novos valores da sociedade, essa retirada começou a ser mais impactante, deixando de ser sustentável, pois a sobrevivência não era mais o motivo principal, e sim o acúmulo de riqueza e poder. Atualmente além de retirarmos da natureza todo os bens que necessitamos dentro dessa sociedade consumista, descartamos os refugos sem responsabilidade dos impactos gerados. Só nesse ato de usar a natureza e descartar o que não é mais útil, geramos dois grandes problemas ambientais, a extinção de recursos e a contaminação do solo, água com o depósito do lixo.
Não adianta lutarmos por uma economia mais verde, por uma vida mais sustentável se não mudarmos nossos padrões de consumo, comprando apenas o necessário, escolhendo produtos menos agressivos, entre outras atitudes. Essa mudança será mais efetiva se nossas crianças começarem a ter uma educação voltada para o consumo consciente dentro da escola, na família, nas mídias. Caso isso não aconteça dificilmente alcançaremos a sustentabilidade do planeta e garantiremos a qualidade de vida para as próximas gerações.
É uma lição de casa bem complicada de fazer, eu sei, mas infelizmente a bomba estourará em nossas mãos, resultado do uso indevido dos recursos há inúmeras décadas e seu descarte irresponsável. Não vamos passar essa bomba para nossos filhos e netos, vamos?
Érica Sena- Blog Pensar Eco

Um comentário:

  1. Olá Érica! Fico feliz cada vez que encontro sites assim, como este, que incentivam a preservação de nosso meio ambiente, um menor consumo e uma maior conscientização em relação a um viver sustentável. Parabéns! Estamos também batalhando nesse sentido, aqui no blogspot e no Facebook. Já clicamos em 'seguir'! Um bom dia para você!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...