Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Érica Sena em "Não se engane com o belo discurso ambiental!"

<---conteúdo da sua postagem--->


Basta folhearmos uma revista, ou ligarmos a TV para nos surpreendermos com tantas boas ações para com o planeta. Palavras como: desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade, ambientalmente correto são corriqueiras nessa onda verde. Até uma certa palha de aço, proveniente de um recurso mineral finito, e com um processo impactante na produção, agora é vendida como ECO, só porque se degrada com facilidade. Isto é um absurdo, e tem um nome essa pratica: greenwashing (branqueamento ecológico), isto é: a empresa para se tornar mais atrativa mascara seu produto, dando a ele características ambientalmente corretas, sem as ter; e assim passa um conceito de se preocupar com o planeta e vende mais. Cuidado, dentre as empresas sérias, existem muitas que praticam isso. Se tudo que fosse ECO não agredisse ao meio ambiente, a palavra Economia seria nossa aliada e não contrária a preservação de recursos ou do uso racional deles.

Como não comprar gato por lebre? É só ficar atenta as ações que a empresa pratica, além de saber: quem e como o produto é fabricado. Outra coisa que devemos ficar espertos são empresas que para esconder suas agressões ao meio ambiente, fazem belíssimas campanhas publicitárias, e muitas vezes, dizem plantar árvores. Onde? Que espécie? Que método de replantio? Terá manutenção?

Infelizmente muitas empresas se aproveitam de idéias reais de sustentabilidade que dão certo, para se auto- promoverem. Como descobriremos isso? Informando-nos! Questionando! E depois de descobertas não comprando! Temos que nos tornar Consumidores Consciente e sustentáveis urgentemente!

Isso vale para as propagandas políticas também!! Todos partidos se pintaram de verde agora! Se informe e escolha os que são autênticos!

Saiba mais sobre Consumo Sustentável, acessando:

Érica Sena- Blog Pensar Eco  www.pensareco.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...