Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 22 de julho de 2012

Novo artigo:SOS Terráqueos, o futuro aos seres humanos pertence!

<---conteúdo da sua postagem--->




Independente da sua idade, tente recordar suas aulas de Ciências ou Biologia,  sobre os Reinos dos Seres Vivos (Monera, Protistas, Fungi, Vegetal e Animal), lembrou? Então me responda: em qual dos Reinos, você, ser humano, pertence?

Bem, o ser humano faz parte do Reino Animal, sendo classificado como mamífero, junto com os macacos, cachorros, bois, coelhos, ratos, entre outros. A única diferença marcante, além da postura bípede e ereta,a presença de  polegar opositor e a fala é a presença de raciocínio.

Fica aí uma perguntinha para todos: “será que o ser humano está raciocinando mesmo?”
Confesso que tenho minhas dúvidas ao ver fatos no qual ele destrói seu próprio habitat, coisa que animais chamados de irracionais não costumam fazer. Você concorda comigo?

Mesmo aparecendo tardiamente no planeta já povoado, a espécie humana
 (Homo sapiens) não foi capaz de se harmonizar com os outros seres, acabando por apoderar-se da natureza para a sua comodidade, como fosse o dono do Planeta. Desde seu aparecimento ele usa dos recursos naturais, sendo que no começo era de modo sustentável, mas com a vinda de novas tecnologias, advento da industrialização, o uso se tornou insustentável, sem se preocupar com as consequências .

Até quando isso vai continuar ? Até extinguirmos com a raça humana?
A atual geração paga pelos atos, frutos do capitalismo doentio e massacrador, das gerações passadas. Mas faço uma ressalva, na maioria das vezes não sabiam das consequências, diferentemente de hoje, no qual estudos comprovam que as ações antrópicas têm alterado o meio ambiente e que temos como reverter esse caos.

Sendo assim, nosso legado é muito maior e não podemos fechar os olhos e viver da mesma forma. Não podemos permitir que nossos filhos, netos, bisnetos sofram com a escassez de água potável, alimentos e outros recursos; assim como que não se tornem vítimas de catástrofes e doenças.

Mesmo com esse quadro meio assustador, acredito nas mudanças de atitudes do ser humano por amor ou pela dor. Não quero ser despejada desse planeta, acredito que você não queira também. Nosso legado é deixar um mundo melhor do que encontramos
Mãos a obra Terráqueos!



Érica Sena
Bióloga, gestora ambiental e educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...