segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CTR de Bongaba - RJ: lixão fantasiado de Aterro Sanitário

<---conteúdo da sua postagem--->

Vamos a mais um exemplo do descaso com o meio ambiente e com a população do entorno descrita por Felipe Gomes: a Central de tratamento de resíduos de Bongaba- Magé- RJ (CRT Bongaba)
 Quantidade de chorume acumulado- Foto: Felipe Gomes/vc repórter
O antigo lixão do Bongaba, em Magé, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, espanta pela quantidade de lixo acumulado a céu aberto. O espaço virou aterro sanitário, mas ainda é ponto de acúmulo de dejetos , formando um córrego de chorume, um líquido poluente, de cor escura e odor forte, que resulta da decomposição de resíduos orgânicos.

A foto, feita por Felipe Gomes, dono de uma propriedade na região, mostra parte da área há cerca de 15 dias. Ao lado do aterro existem um cemitério e uma igreja histórica, de acordo com o morador.

Procurada, a Prefeitura de Magé explicou que o lixão do Bongaba recebeu durante 25 anos o descarte de lixo sem nenhum tipo de tratamento, até se tornar o Centro de Tratamento e Recuperação (CTR) Bongaba, um aterro sanitário controlado, que segue as orientações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O processo de "remediação" da área ainda está em andamento e o orgão garante que todo o lixo será gradativamente aterrado. O trabalho vem sendo feito desde o ano passado e tem prazo máximo de término para 2016.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Cláudio Furtado, não há motivo para alarme, mesmo com a imagem. "Estamos fazendo um processo de recuperação da área seguindo uma determinação estadual. Todo aquele chorume acumulado será tratado. Tudo está sendo feito de forma correta", afirmou.

Procurado pelo Terra, o Inea, responsável pela fiscalização da área, também afirmou que a situação é normal, por conta do processo de recuperação. Mesmo assim, fiscais devem ser enviados ao local ainda durante esta semana para avaliar a situação.


Vejam mais fotos tiradas por ele:





Felipe Gomes, do Rio de Janeiro (RJ) escreveu para o Você repórter- Terra
                               

Pensar Eco comenta:

É deste modo que nossa PNRS será posta em prática???? Lamentável isso, né?
Estamos de olho e agradecemos Felipe por contar com Pensar Eco para divulgar essa notícia.
Conte com o Pensar Eco nessa luta!
Érica Sena