Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CTR de Bongaba - RJ: lixão fantasiado de Aterro Sanitário

<---conteúdo da sua postagem--->

Vamos a mais um exemplo do descaso com o meio ambiente e com a população do entorno descrita por Felipe Gomes: a Central de tratamento de resíduos de Bongaba- Magé- RJ (CRT Bongaba)
 Quantidade de chorume acumulado- Foto: Felipe Gomes/vc repórter
O antigo lixão do Bongaba, em Magé, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, espanta pela quantidade de lixo acumulado a céu aberto. O espaço virou aterro sanitário, mas ainda é ponto de acúmulo de dejetos , formando um córrego de chorume, um líquido poluente, de cor escura e odor forte, que resulta da decomposição de resíduos orgânicos.

A foto, feita por Felipe Gomes, dono de uma propriedade na região, mostra parte da área há cerca de 15 dias. Ao lado do aterro existem um cemitério e uma igreja histórica, de acordo com o morador.

Procurada, a Prefeitura de Magé explicou que o lixão do Bongaba recebeu durante 25 anos o descarte de lixo sem nenhum tipo de tratamento, até se tornar o Centro de Tratamento e Recuperação (CTR) Bongaba, um aterro sanitário controlado, que segue as orientações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O processo de "remediação" da área ainda está em andamento e o orgão garante que todo o lixo será gradativamente aterrado. O trabalho vem sendo feito desde o ano passado e tem prazo máximo de término para 2016.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Cláudio Furtado, não há motivo para alarme, mesmo com a imagem. "Estamos fazendo um processo de recuperação da área seguindo uma determinação estadual. Todo aquele chorume acumulado será tratado. Tudo está sendo feito de forma correta", afirmou.

Procurado pelo Terra, o Inea, responsável pela fiscalização da área, também afirmou que a situação é normal, por conta do processo de recuperação. Mesmo assim, fiscais devem ser enviados ao local ainda durante esta semana para avaliar a situação.


Vejam mais fotos tiradas por ele:





Felipe Gomes, do Rio de Janeiro (RJ) escreveu para o Você repórter- Terra
                               

Pensar Eco comenta:

É deste modo que nossa PNRS será posta em prática???? Lamentável isso, né?
Estamos de olho e agradecemos Felipe por contar com Pensar Eco para divulgar essa notícia.
Conte com o Pensar Eco nessa luta!
Érica Sena


2 comentários:

  1. Enquanto uns poucos lucram com a degradação o prejuízo fica para todos. Não há qualquer indício de remediação do lixão. Teriam que ter instalado mantas, ou no mínimo camadas de argila e a espinha de peixe (tubos canaflex e manta bedin que drenam o chorume), uma lagoa de estabilização do chorume, ETC. O tempo passa e continuamos sem resolver a coisa mais básica que é a limpeza pública. Lamentável.
    Newton Almeida MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO
    http://limpezariomeriti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O lixão já existe a mais de 13 anos no município. É loucura pensar que os dano causados durante todos esses anos serão recuperados de uma hora para outra. Claro que CRT Bongada nunca será um aterro sanitário, pode se tornar um aterro controlado assim como o de jardim gramacho se tornou.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...