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A sustentabilidade só ocorre quando atende aos seus três
pontos básicos do chamado tripé da
sustentabilidade (Triple bottom
line), ou seja, para que um produto ou
serviço seja sustentável ele tem que ser: ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo,
caso deixe de ser obedecido um deles a sustentabilidade não acontece.
Sendo assim, notamos que a sustentabilidade que se “pinta”
por ai, muitas vezes é falsa, e usa desse conceito como marketing
(greenwashing/ marketing verde) para se promover na mídia, comovendo seus
clientes e se mostrando melhor no mercado competitivo. Cabe a nós, consumidores
desvendar isso e boicotá-los!
A sociedade de consumo tem muito que mudar, caso queira
se harmonizar com o meio ambiente e garantir recursos para as próximas
gerações. E para que isso aconteça a mudança tem que ser individual, através da
busca de informações e do boicote às empresas que não desempenham um bom papel.
O consumidor não sabe o poder que tem, mas quando
descobrir, muitas coisas mudarão e talvez a sustentabilidade seja uma realidade.
Imagine se cada um de nós boicotássemos os produtos feitos em empresas que usam
do trabalho escravo e infantil, como também as que usam animais para testes,
assim como as empresas que não possuem políticas ambientais e impactam o meio
ambiente em nome da lucratividade, elas teriam que mudar ou fechariam.
Lembre-se de
colocar em seu cotidiano os 5R´s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e
reciclar) nos momentos onde o consumismo for tentador, e não se deixe enganar
com a propaganda enganosa, onde tudo é sustentável
ou ambientalmente correto (até uma certa palha do aço se diz ser).
Fique esperto, tem
muito “lobo na pele de cordeiro”,se informe sempre que tiver dúvidas!
Érica Sena
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