Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Duas Rodas, Nenhum Motor e Muitos Motivos.Rex Andarilho

Lemuel Santos Rex
Livre Pensador, Cidadão Socioambiental, Andarilho, Biker e Terráqueo.


Olá! Pra quem não me conhece, sou o Rex, morador da cidade que recebe a cada dia aproximadamente 800 novos carros nas ruas. E é nesta cidade, que em março de 2011 ultrapassou a marca de 7 milhões de veículos motorizados, que váaaaarios cidadãos encaram o desafio de se locomover utilizando uma bicicleta. Inclusive eu.

Desde 2001 utilizo a bicicleta como principal meio de transporte na cidade de São Paulo e cada dia é um novo desafio. Em um cenário com tantos carros, caminhões, ônibus, motos, onde geralmente todos estão com pressa e respeitar a bicicleta no trânsito não faz parte da cultura, podemos afirmar que pedalar é um ato de coragem, ou de insanidade. Mas mesmo com tantos riscos e adversidades, o uso da bicicleta também cresce a cada dia, e mais gente é vista na rua se deslocando sobre duas rodas.

Podemos encontrar os mais variados perfis entre as pessoas que utilizam a bike como veículo de transporte, e também os mais variados motivos. Alguns preferem pedalar pra economizar o dinheiro que gastaria com o transporte público. Outros economizam a grana que teriam que desembolsar para comprar um carro (Sem falar nos custos de manutenção, licenças e impostos), mas alguns têm carro e mesmo assim vão de bicicleta para o trabalho. Por quê será? Estranho isso? Ou normal? Alguns já curtem o pedal na cidade exatamente pelo desafio e adrenalina, outros ainda por ser um estilo de vida. Creio que a grande maioria enxerga a bicicleta como uma alternativa ao caos em que se transformou o trânsito das grandes cidades, e sei que muitos deles chegam mais rápido que o carro, ou que o ônibus. Um outro motivo ainda muito importante é a questão da responsabilidade, cada um de nós pode (E deve) ajudar a cuidar do lugar em que vivemos, e uma das formas de contribuir é emitir o mínimo de carbono possível, evitando a poluição e o aumento dos gases do efeito estufa. Pedalar ainda pode ter muitos outros motivos, como: é legal, é divertido, deixa a pessoa mais feliz, você tem um outro olhar sobre a cidade, é muito louco!

No meu caso, quando comecei a pedalar o principal objetivo era fugir dos congestionamentos, hoje sei da enorme importância e contribuição para o planeta ao trocar um veículo motorizado que consome combustível fóssil por um sem motor, sem poluição, sem barulho. E a situação do transporte, do deslocamento, da mobilidade, realmente está crítica. Semana passada tive uma prova muito clara disso quando voltava pra casa de bicicleta, e em plena Avenida Paulista uma ambulância simplesmente não conseguia avançar, não conseguia andar pra frente, e eu na minha bike, num ritmo relativamente tranquilo, fui pedalando, e deixando pra trás a sirene, e deixando pra trás os motores. Espero que apesar de tudo, a ambulância tenha conseguido realizar seu trabalho e que a vida que dependia dela esteja salva.

E assim vamos caminhando. E assim vamos pedalando...

Rex
Livre Pensador, Cidadão Socioambiental, Andarilho, Biker e Terráqueo.
www.caminhosdorex.com.br


Pensar Eco comenta:
Em primeiro lugar, agradeço ao meu amigo Rex por ter aceitado meu convite para escrever no Pensar Eco.
E tenho o prazer de apresentar, aos que ainda não conhecem Rex, esse ambientalista que desempenha um lindo trabalho de Educação Ambiental por onde passa.
Parabéns pelo artigo meu amigo Terráqueo!! 
Espero que todos gostem e apreciem o trabalho dele.
Érica Sena

Um comentário:

  1. Eu que agradeço Érica! A admiração é recíproca! Muitíssimo obrigado pelo convite, pelas palavras, e sempre que eu puder contribuir, pode contar comigo!
    Um super abraço! :-)

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...