Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Maior poluidor per capita, Catar apresenta comprometimentos ambientais

     
Fahad bin Mohammed al-Attiyah durante o discurso que defendeu as ações ambientais do Catar. / Foto: sallie_shatz/COP-18


Fernando Beltrame*
Executivo da organização da COP18/CMP8 Doha e presidente do programa nacional de segurança alimentar, Fahad bin Mohammed al-Attiyah iniciou seu discurso reforçando a preocupação do país com as mudanças climáticas e que o governo está preparado para tomar decisões no sentido de reduzir o seu impacto ambiental e fomentar projetos sustentáveis.
De acordo com um estudo realizado pela ONG britânica Carboun, o Catar é o país com a maior emissão de carbono per capita, 55,4 toneladas de dióxido de carbono por pessoa, cerca de dez vezes a média global. Na região, o país-sede da COP18 é seguido por Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Bahrein.
Segundo Fahad, o Catar é um dos países mais vulneráveis às consequências dos efeitos extremos do clima, uma vez que 90% do alimento consumido no país é importado e entre 35% a 40% das residências do país estão localizadas em Doha, uma cidade plana e praticamente no nível do Golfo.

O lobby do Centro de Convenções Nacional do Qatar. / Foto: iisd.ca

Brevemente, al-Attiyah ressaltou que a proteção com o meio ambiente é um do quatro pilares do Catar Nacional Vision 2030 (QNV 2030). Um dos principais objetivos do programa é conscientizar a população quanto à sustentabilidade e buscar o equilíbrio entre as necessidades essenciais e a preservação ambiental.

Vista geral do plenário da COP-18. / Foto: iisd.ca

Movimentação dos corredores da COP-18
Durante o segundo dia do evento, o executivo informou que 12.000 dos 17.600 inscritos já chegaram a capital do Catar. A COP-18 disponibilizou 450 ônibus para as delegações, espalhados por 36 pontos. Ao todo, 700 organizações não governamentais se inscreveram, sendo 30 delas locais.
Durante toda a semana, o Catar irá apresentar seus projetos e planos para atingir seus objetivos ambientais. (ECOD)
*Fernando Beltrame está em Doha e é diretor da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade.
Parabéns Fernando Beltrame! Tenho a honra de ser sua amiga!
Érica Sena

Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...