Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Associação JPC promoverá evento de conscientização sobre o lixo no RJ



Amigos cariocas compareçam ao evento nesta sábado! Muito legal!

A Associação Juntos Podemos Crescer (JPC) promoverá no sábado, dia 26, das 9h às 12h, o projeto "Do lixo ao luxo: o ano da transformação", que será a primeira atividade para conscientizar a população das comunidades do bairro de Jardim América sobre a importância do reaproveitamento do lixo produzido.

O evento, que será gratuito, é patrocinado pela FASE e tem apoio da Paróquia Santa Rosa de Lima e da Brede Água. Haverá mini-palestas, apresentações culturais, brincadeiras para crianças, oficinas de artesanato e sorteios diversos. A proposta é mostrar as diversas opções do reaproveitamento, como a criação de polos de reciclagem, o aproveitamento máximo dos alimentos, o artesanato reciclado.

Entre os palestrantes convidados estão Maria do Carmo Barbosa de Oliveira, presidente da CoopQuitungo, Josepha Conceição, monitora voluntária do curso de Gastronomia Sustentável do JPC, Luiz Santiago, presidente da Cootrabon, Ricardo Reis, engenheiro do Ibase, e Fausto Pitta, da Recicoleta. A programação cultural contará com apresentação de capoeira do grupo Besouro e de dança dos grupos Reluz e Arte de Cristo.

Paralelo a toda programação, as crianças vão poder se divertir com brincadeiras comandadas por animadores e um "pula-pula". Já os adultos vão ter a oportunidade de fazer um workshop de artesanato. Para animar ainda mais os participantes, haverá sorteios.

PROGRAMAÇÃO*:
09h00: Recepção dos convidados
09h20: Abertura oficial
09h30: "O valor do artesanato reciclado", com Maria do Carmo Barbosa de Oliveira, presidente da CoopQuitungo
09h50: Apresentação de jazz do Grupo Reluz
10h00: "Gastronomia Sustentável", com Josepha Conceição, monitora voluntária do curso de Gastronomia Sustentável do JPC, e Erica Ottero, ex-aluna.
10h15: Música e animação
10h30: Apresentação de capoeira, com o grupo Besouro.
10h40: "Os benefícios dos centros de reciclagem", com Luiz Santiago, presidente da Cootrabon
10h50: "Projeto de Usina Reciclável na Ficap", com Ricardo Reis, engenheiro do Ibase
11h00: Apresentação de dança do grupo Arte de Cristo
11h10: "Produção de telhas com embalagens TetraPak", com Fausto Pitta, da Recicoleta
11h20 - "Os malefícios do lixo para o meio ambiente", com Ana Miguel, bióloga.
11h30 - Sorteio dos prêmios e encerramento.
* Programação sujeita a alteração, caso não haja confirmação dos convidados.
SERVIÇO:Do lixo ao luxo: o ano da transformação
Evento gratuito
Quando: 26/01/2013 das 9h às 12h
Onde: Rua Rodolpho Chamberland, 360 - Jardim América- RJ

SOBRE A ASSOCIAÇÃO JUNTOS PODEMOS CRESCER

JPC é uma instituição ecumênica, sem fins lucrativos, que foi fundada no dia  10 de junho de 2010, com o apoio da assessoria administrativa do Cear.

O principal objetivo é criar oportunidades de geração de renda, educação, lazer, além de estimular a melhora da autoestima de pessoas carentes. Para por em prática esses objetivos são oferecidas, no bairro do Jardim América, subúrbio do Rio de Janeiro, aulas gratuitas ou a preço popular (apenas são cobradas taxas únicas para cursos que tenham grandes despesas com apostilas e/ou material).

Nós dividimos as atividades oferecidas nos seguintes pilares: geração de renda, educação, cultura e lazer. Ao longo da jornada já foram oferecidos cursos de artesanato, corte e costura, tricô, dança infantil, alongamento, lanches, bolos e confeitagem, salgados para festa, chocolates e doces finos, reforço escolar, alfabetização de adultos e inglês. Na parte cultural já fizemos passeios para assistir peças teatrais com diversas faixas etárias e também visita a feira do livro, que aconteceu no início do ano.

Possuímos parcerias com instituições e empresas que cedem o espaço para realização dos cursos (Paróquia Santa Rosa de Lima, Igreja Batista, Igreja Presbiteriana Unida, Instituição Espírita Kardecista, Centro Espírita de Candomblé, FMC Technologies). Outras dão apoio profissional ou doam matéria-prima (Sesi, Najar S.A, Rotary Club, Gomebe Malharia Ltda, Daniel Casazza). Além da participação voluntaria do Grupo Fazendo Arte, Grupo Conviver, Pastoral da Criança, Projeto Bem Te Vejo e do apoio cultural do Teatro Escola Sesc.


Sucesso a evento!
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...