Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Foi lançado o Programa Origem Sustentável!



O evento de lançamento ocorreu na 1ª quinzena de janeiro, durante a  7º Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes.



A sustentabilidade não pode ser apenas uma palavra “em moda”, mas vista como parte do processo global das cadeias produtivas
. 

Há mais de dois anos a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Universidade de São Paulo (USP) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), vêm trabalhando no Programa Origem Sustentável para o setor da moda.

A certificação segue a escala Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante e atestará que as empresas brasileiras já incorporaram a sustentabilidade em seus processos. O lançamento oficial do programa acontece  agora em janeiro de 2013, quando as primeiras empresas dos setores de calçados e componentes serão certificadas por estarem alinhadas aos quatro pilares estabelecidos: ambiental, econômico, social e cultural. 

Com este programa, a Abicalçados e a Assintecal pretendem que empresas da Cadeia Produtiva da Moda tenham um maior engajamento em questões de sustentabilidade, o que resultará na ampliação das oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis.

Outro benefício do selo é a garantia de alinhamento da indústria de componentes e de calçados brasileira com iniciativas internacionais de sustentabilidade como SAC, Biocalce, DOW Jones Sustainability Index, ISE-Bovespa entre outras.

“Estamos buscando o compromisso das empresas em gerenciar e melhorar seus resultados em um processo global. O conceito de calçado sustentável, com certeza, abrirá mais o mercado internacional e dará mais competitividade. A Europa, por exemplo, não aceita mais o ingresso de determinados produtos”, citou o presidente da Assintecal, Marcelo Nicolau.

Para o presidente da Abicalçados, Milton Cardoso, a iniciativa demonstra a preocupação da indústria em estar alinhada com os principais temas mundiais, não apenas como coadjuvantes, mas como agentes ativos. “A Abicalçados entende que o Selo é uma iniciativa importante para a indústria calçadista, pois coloca no centro da discussão o seu futuro e sua relação com a sociedade em que vivemos.”

O programa Origem Sustentável, realizado pela Abicalçados e Assintecal, é patrocinado pelo Sebrae e tem como gestor o Instituto By Brasil com o apoio da Universidade de São Paulo (USP), Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Sindicato da Industria de Calçados de Igrejinha. 
As auditorias para definir em que nível de selo a empresa se enquadra - Prata, Ouro e Diamante – estão sob a responsabilidade da SGS – System & Service Certification e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Os indicadores para se conseguir a certificação estão ligados a 4 pilares:

  • PILAR ECONÔMICO: inclui as ações no presente que afetam a perenidade do negócio ao longo do tempo (Prosperidade);
  • PILAR AMBIENTAL: inclui ações de “Cuidado com o Planeta”;
  • PILAR SOCIAL: incluem ações que podem afetar todos os membros da sociedade, a “dignidade humana”;e
  • PILAR CULTURAL: referem-se a técnicas artesanais, materiais locais, tradições e história.
Saiba mais acessando: http://www.origemsustentavel.org.br/site/indicadores.php


Leia também:

Projeto agrega valor ao mercado calçadista brasileiro- Mercado Ético


Fontes: Origem sustentável,Abicalçados, Mercado Ético


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...