Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Consciência ambiental: aproveite os alimentos

Brigadeiro de casca de banana. Foto: Favela Orgânica / Divulgação.
Você se alimenta melhor e contribui para um mundo sustentável

Você sabia que desperdiçamos, diariamente, em média, 39 milhões de quilos de alimentos no Brasil? Essa quantia alimentaria cerca de 19 milhões de pessoas que atualmente não têm acesso à alimentação. Os dados são da ONG Banco de Alimentos.

Já imaginou como a situação poderia ser diferente e melhor para todos se não houvesse o desperdício? Para evitar o aumento dos resíduos sólidos despejados no ambiente e o problema da fome, existem alternativas saudáveis, econômicas e saborosas elaboradas com partes de alimentos que geralmente são desprezadas pela maioria da população. Essa atitude é chamada de aproveitamento integral dos alimentos. Adotar esse costume pode contribuir significativamente para a vida de todos nós.

Com o aproveitamento dos alimentos, você pode fazer desde bolo de cascas de maracujá e de banana, petiscos, à pastas de talo de agrião com requeijão e sanduíches de couve com 
queijo, entre muitas outras receitas!

Veja algumas receitas de aproveitamento integral dos alimentos (via ONG Banco de Alimentos)!


Salpicão de casca de melancia. Foto: Favela Orgânica / Divulgação.

A prática

De acordo com a nutricionista Fernanda Streit, as sementes, cascas, folhas e talos dos alimentos possuem alto valor nutritivo e são ricos em fibras, vitaminas (especialmente A e C) e minerais, como o ferro e potássio, entre outros nutrientes.

“O aproveitamento integral dos alimentos é de fundamental importância para a saúde do ser humano. Ele favorece uma alimentação rica em nutrientes essenciais e, consequentemente, o alcance das recomendações nutricionais diárias e redução da fome oculta, conhecida popularmente como a deficiência de micronutrientes. Dessa forma, o aproveitamento integral de alimentos contribui para o alcance nutricional de períodos fisiológicos de elevada demanda nutricional, como a gestação, a lactação e o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Além disso, auxilia na prevenção e no tratamento de doenças como o diabetes mellitus, a hipertensão arterial sistêmica, a obesidade, entre outros”, afirmou a nutricionista.

Entre os alimentos de elevado valor nutritivo, que podem ser aproveitados integralmente, a nutricionista destaca: as folhas de cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora e rabanete; as cascas da batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga e abóbora; os talos de couve-flor, brócolis e beterraba; e, por último, as sementes de abóbora, melão e jaca.

Antes de aproveitar os alimentos, Fernanda Streit enfatizou a importância da higienizaçãopara evitar doenças como cólera, botulismo e febre tifóide. Confira o passo a passo:

- Selecionar e desprezar as partes danificadas dos alimentos;
- Lavá-los em água corrente;
- Colocar de molho em solução clorada por 15 minutos (verificar a quantidade da solução conforme a instrução do fabricante);
- Enxaguar, um por um, em água corrente e deixar escorrer em escorredor apropriado.


Atenção: o vinagre não é eficiente para higienização das frutas e hortaliças.

Alcance


Regina Tchelly durante uma de suas oficinas do Favela Orgânica. Foto: Favela Orgânica / Divulgação.

A empreendedora e cozinheira profissional Regina Tchelly, a partir dos conhecimentos deaproveitamento de alimentos que aplicou durante boa parte de sua vida, criou a iniciativa Favela Orgânica, localizada na comunidade Babilônia, no Rio de Janeiro. “Eu sempre aproveitei e sempre tive vontade de ser uma cozinheira diferente, que pudesse interagir com as pessoas e fazer com que elas pudessem resgatar a vontade de cozinhar e de aproveitar integralmente os alimentos”, disse.

O projeto começou em sua própria casa. Com um ano e cinco meses, é muito bem recebido pela comunidade e já alcançou o asfalto. O Favela Orgânica busca compartilhar com toda a sociedade os conhecimentos nas áreas de aproveitamento total do alimento, permacultura, consumo e desperdício, nutrição, gastronomia alternativa, produção de horta urbana e integração com outros projetos que compartilham dos mesmos valores.

Leia a entrevista feita pelo Instituto 
 Brookfield com a empreendedora e cozinheira profissional Regina Tchelly


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...