Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 26 de março de 2013

Hj é aniversário de 4 anos de Pensar Eco! Viva!




Hoje Pensar Eco completa 4 anos, e nesse post pensei em relatar sobre o início dele em 2009.

Fiquem agora com esse relato!

A origem do Blog Pensar Eco, é lógico!

Eu, Érica Sena, quando criei o Pensar Eco, nunca imaginei que ele ficaria conhecido,  nem que teria vários parceiros, e muito menos que fosse visualizado por pessoas de várias partes do mundo. Resolvi criar, após ver o da minha irmã, que não era ambiental, porque gostava de escrever e porque queria colocar mais o meu lado bióloga, gestora e educadora ambiental para fora. Era professora, não estava contente com essa profissão, e vi no blog, um modo de me sentir menos frustrada com minha profissão.


Mas antes do blog, vieram os artigos ambientais 

O que me impulsionou a escrever artigos ambientais foi uma aula que dei para meus alunos do EJA da EMEF Monteiro Lobato, em Pirituba.

 Resolvi pedir aos alunos que escrevessem uma redação sobre o lixo para nota.  E ao corrigi-las, notei que a maioria não sabia botar no papel as informações que sabiam. Preocupada e assustada com o resultado das redações, resolvi falar com a coordenadora pedagógica Márcia, e a orientação dela me mostrou o caminho que sigo até hoje.

 A coordenadora Márcia me pediu para que eu montasse em cada sala uma redação  junto com os alunos na lousa, explicando o passo -a- passo. E assim foi, 5 redações numa noite, escrita na lousa com ajuda dos alunos. Foi um bom exercício para eles, mas para mim, foi melhor ainda, pois vi que tinha facilidade de escrever sobre assuntos ambientais.

Cheguei em casa, e antes de dormir pensei, porque não escrever artigos ambientais para jornais?
 Coisas do acaso ou não, havia  no meu quarto um jornal do Bairro (Folha Noroeste) e pensei, " amanha vou escrever para redação perguntando se há interesse em receber artigos ambientais." Dito e feito, escrevi, e logo depois recebi a resposta que estavam querendo fazer a coluna ambiental, e pedia para eu mandar um artigo....

 Risos e lágrimas, uma mistura de susto, frio na barriga, e contentamento envolveram o meu ser, fui então escrever meu 1ª artigo para ser analisado pelo jornal. 

 E foi.. o meu amigo Edson Vieira gostou. e seria publicado no próximo mês. Eu escrevi esse artigo no começo de março, antes do blog, mas só foi publicado em abril. (vide imagem)

Esperei algumas semanas pela chegada do jornal, e acabei entrando em contato com ele na escola. Lembro que quando o avistei a perna tremeu... não resisti, peguei o jornal da escola mesmo  e o abri, e lá estava minha foto, meu nome e meu artigo. Segurei para não chorar e sai correndo mostrando para todos..rs.


Meu 1º artigo

A partir daí, muitos artigos foram feitos, neste e em outros jornais e sites ( Gazeta de Pirituba, Pirituba Net e muitos sites ambientais).
 A partir desses primeiros artigos, resolvi criar o blog para publicar os artigos feitos por mim.

O nome e a logo

Vi uma imagem no google que tinha uma árvore, onde a copa era em formato de cabeça... adorei e ao mostrar para minha irmã Vanessa Sena, artista plástica, ela desenhou a logo, que ficou bem mais bonita que a imagem que tinha visto.

 Enquanto ela criava, eu pensava no nome, até que veio PENSAR ECO, É LÓGICO! um nome que brincava com as palavras.E o blog nasceu!

Passaram alguns meses e comecei a ver que o blog tomava um caminho que eu não esperava: aumento de visitas, procura de outros blogueiros para fazer parcerias, reconhecimento de pessoas em eventos ambientais, elogios, etc.

Até hoje me assusto...e ao mesmo tempo me orgulho deste meu filho de cabelo verde, que nasceu para mudar a minha vida e me tornar alguém mais responsável, comprometida e engajada com as causas socioambientais.

Através do Pensar Eco, fiz muitos amigos, conheci muitos bons trabalhos, descobri meu lado comunicadora nas redes sociais, participei de ótimos eventos,e viajei até para Alemanha.

Desde o início, eu dei  importância aos meus leitores e parceiros, com sua críticas, sugestões, elogios, trocas de informações, e me comprometo em continuar.

Uma marca do Pensar Eco é de dar sempre um voto de confiança a todos que desempenharem projetos/ ações socioambientais ( ONGs, empresas, sociedade civil, etc) e mostrá-los aqui no blog para que outras pessoas conheçam.

Bem finalizando...

obrigada a todos amigos, leitores, blogueiros parceiros que nesses 4 anos estiveram aqui prestigiando e trabalhando em conjunto.

Obrigada a Folha Noroeste, Pirituba Net , e todos os sites que publicaram meus artigos!

Espero continuarmos juntos!


Divido esse bolo com todos vocês!



Obrigada a todos que fizeram parte dessa trajetória!!!

Érica Sena- criadora e responsável pelo Pensar Eco

4 comentários:

  1. Muitos parabéns, Érica, pelo seu excelente trabalho de divulgação em prol do ambiente e da sustentabilidade, aqui no Pensar Eco!

    Já tem uma bela história para contar :)

    Nós é que temos de lhe agradecer! Continuação de bom trabalho e tudo de bom para você.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns que você continue com seu trabalho genial e realize outros projetos igualmente relevantes. :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!
    Continue o seu bom trabalho! Sempre aprendo algo novo a lê-lo e concerteza não sou a única:)
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Manuela e Catarina,
    obrigada pelo carinho e força.
    Bjs
    Érica Sena

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...