segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ford se preocupa com a sustentabilidade !

Veja as novidades relacionadas a sustentabilidade da Ford

I- FORD divulga relatório que aponta a redução de 37% de CO2 por veículo e projeta o futuro.

A Ford reduziu em 37% as emissões de CO2 por veículo em suas fábricas no mundo, entre 2000 e 2012, e planeja um corte de 30% entre 2010 a 2025, com o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e processos de manufatura. O trabalho da marca para reduzir as emissões de CO2 é destacado em seu 14º Relatório de Sustentabilidade anual, divulgado no dia 14 de junho.


As emissões totais das fábricas da Ford já caíram 47% desde 2000, ou 4,65 milhões de toneladas. As emissões geradas pelos seus veículos também caíram 16% por unidade desde 2007, com o lançamento de modelos híbridos e com motores mais eficientes.


A Ford tem planos ainda mais ambiciosos para a redução de CO2 – uma das prioridades destacadas no documento “Blueprint for Sustainability: Our Journey Continues” (Projeto para a Sustentabilidade: Nossa Jornada Continua). Outros assuntos do relatório vão da redução do consumo de água e energia ao corte do volume de resíduos destinado a aterros em suas fábricas ao redor do mundo.


"Nos mais de 30 anos em que estou na Ford assisti a uma verdadeira transformação, com a integração da sustentabilidade em seu plano de negócios, produtos, operações e relacionamento com parceiros", diz Robert Brown, vice-presidente de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Engenharia de Segurança. "O uso de água e energia, redução da geração de resíduos e gases de efeito estufa são apenas algumas das prioridades ligadas à sustentabilidade consideradas em todas as decisões."


O chefe de operações financeiras da Ford, Bob Shanks, diz que os aspectos de sustentabilidade estão incorporados ao plano de negócios da companhia e estão em sintonia com o seu objetivo de entregar grandes produtos, um negócio robusto e um mundo melhor.


"Estamos muito mais proativos na compreensão da importância da sustentabilidade em um sentido amplo – não apenas em relação aos nossos produtos, mas também à qualidade dos resultados financeiros que eles geram", diz Shanks, cujos comentários fazem parte do relatório anual.


A Ford divulgou o seu primeiro relatório de sustentabilidade em 1999, voluntariamente, como forma de apresentar as iniciativas sociais, econômicas e ambientais da companhia. Assim como os processos e resultados ambientais da empresa, o relatório também evoluiu – de uma brochura impressa a um documento abrangente e detalhado como é hoje, que exige um website inteiro e pode ser vistoaqui.


CO2…


No começo dos anos 2000, a Força Tarefa de Mudança Climática da Ford identificou a necessidade de atender às mudanças do mercado e regulamentações governamentais, entre vários outros fatores associados à redução das emissões de CO2.


Os investidores também veem com preocupação crescente as mudanças climáticas como fator de risco para as empresas, o que cria uma ligação mais forte entre as informações e iniciativas ligadas ao assunto e o acesso ao capital.


"Além desses imperativos, levamos a fundo a nossa responsabilidade de contribuir para o enfrentamento do desafio das mudanças climáticas", diz John Viera, diretor global de sustentabilidade e assuntos ambientais da Ford.


A Ford desenvolveu novos produtos, tecnologias e processos em suas fábricas e criou suas próprias metas ambientais, ao mesmo tempo em que faz a sua parte para ajudar a manter os níveis de CO2 da atmosfera abaixo de 450 partes por milhão – objetivo que muitos cientistas e agências governamentais dizem ser necessário para evitar os efeitos mais sérios das mudanças climáticas.


Os motores Ford EcoBoost – que hoje equipam mais de 600.000 veículos da marca – são um exemplo de tecnologia para redução do consumo de combustível e das emissões de CO2. Desde que chegaram ao mercado, os modelos híbridos Ford C-MAX e C-MAX Energi já evitaram o lançamento de mais de 20 bilhões de gramas de CO2 na atmosfera. O C-MAX Energi emite menos da metade do CO2 gerado por um carro convencional.

O C-MAX Hybrid e o C-MAX Energi fazem parte das seis opções de veículos eletrificados da Ford. Os outros são: Fusion Hybrid, Lincoln MKZ Hybrid, Fusion Energi plug-in e Focus Electric.

Em suas fábricas, a Ford está ampliando em 50% a capacidade do sistema de pintura 3-Wet este ano – levando esse processo ambientalmente mais eficiente para quatro novas plantas em três continentes. O uso desse processo é capaz de reduzir em até 25% a emissão de CO2 nos lugares onde é aplicado.

Nos últimos oito anos, os cientistas da empresa desenvolveram o Ford CO2 Model – uma ferramenta de planejamento de negócios que leva em consideração dados e regulamentações da International Energy Agency, National Center for Atmospheric Research, U.S. Environmental Protection Agency e National Highway Traffic Association, entre outras.

A Ford também trabalhou com pesquisadores da Chalmers University em Gotemburgo, na Suécia, e companhias como a BP para o desenvolvimento do CO2 Model.


e além do CO2
O relatório de sustentabilidade Ford é uma mostra abrangente dos esforços da companhia para lidar com a multiplicidade de desafios ambientais em um mundo em rápida transformação. Ele destaca a saúde financeira geral da Ford, a economia de combustível dos veículos da marca, as conquistas de segurança e outros assuntos relacionados à sustentabilidade, como:
O treinamento de 325 fornecedores em gerenciamento de sustentabilidade em 2012, como parte do Código Ford de Direitos Humanos, Condições Básicas de Trabalho e Responsabilidade Corporativa. Cerca de 2.100 fornecedores já foram treinados nesse programa.
A redução do volume de resíduos destinados a aterros em 19% por veículo entre 2011 e 2012, como parte de um plano de cortar em 40% esse número até 2016 (com base em 2011).
A redução do uso de água em 1,95 milhão de metros cúbicos de 2011 a 2012. Com base em estimativas regionais de custo, isso gerou também uma economia de mais de US$ 3 milhões.
A redução no consumo de água para 4,3 metros cúbicos por veículo produzido em 2012 – saindo de 4,7 metros cúbicos em 2011 e 5,1 metros cúbicos em 2010. A empresa tem como meta uma redução de 2% em 2013 e continua a trabalhar para cortar em 30% esse consumo por veículo até 2015 (com base em 2009).
A redução do seu consumo global de água em 62% entre 2000 e 2012 – o equivalente a 37 bilhões de litros.
A adoção de um objetivo de cinco anos para melhorar o uso de energia por veículo globalmente em 25% até o final de 2016 (com base em 2011).
A melhora da sua eficiência energética global em 6,4% em comparação com 2011.

Informações sobre os relatórios dos anos anteriores (em inglês) podem ser encontrados aqui. Outros materiais, gráficos e vídeos sobre as iniciativas ambientais da Ford estão disponíveis aqui. 
(14/06/2013)

II- FORD  inicia a produção do FOCUS ELECTRIC na Europa


A Ford abriu hoje um novo capítulo na sua história, com o início de produção do Focus Electric na fábrica de Saarlouis, na Alemanha – o primeiro veículo totalmente elétrico da marca feito na Europa. O modelo com emissões zero encabeça a linha de veículos elétricos e altamente eficientes da Ford na Europa, que será acompanhado pelo lançamento do híbrido plug-in C-MAX Energi no ano que vem e do novo Mondeo Hybrid logo depois.

Desenvolvido como veículo global dentro do plano One Ford, o Focus Electric tem um conjunto avançado de motor elétrico e bateria de íons de lítio que gera 143 cv e atinge a velocidade máxima de 136 km/h. Ele é produzido na América do Norte desde dezembro de 2011 e estará disponível para os consumidores europeus a partir de agosto próximo.

"O Focus Electric marca o começo de uma era nova e empolgante de carros de passageiros totalmente elétricos na Ford na Europa e mostra o sucesso da estratégia One Ford em trazer para os consumidores europeus este veículo sofisticado", diz Barb Samardzich, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa. "É um carro que atende as necessidades de mobilidade e as preocupações ambientais dos consumidores de hoje do modo mais direto possível – combinando desempenho e tecnologia avançada com emissões zero."

A Ford investiu 16 milhões de Euros para integrar a produção do Focus Electric à linha atual do Focus na fábrica de Saarlouis, com flexibilidade para reagir à demanda do mercado e aumentar os volumes de produção.

"O início de produção do Focus Electric em Saarlouis é altamente significativo para a Ford na Alemanha e destaca a liderança da marca em inovação automotiva", diz Bernhard Mattes, presidente da Ford Alemanha. "Estamos dando aos consumidores o poder de escolher o que é melhor as suas necessidades: um motor convencional com consumo eficiente ou um veículo elétrico."

O novo Focus Electric é o primeiro veículo totalmente elétrico produzido em uma linha de alto volume na Alemanha. Ele é equipado com um carregador de bordo totalmente integrado de 6,6 kW, que oferece uma autonomia de cerca de 100 km com carga de 2 ou 3 horas, ou autonomia de 150 km com carga de 3 a 4 horas em uma fonte de 32 A. O tempo de recarga pode variar com as condições climáticas e uso do veículo.

O Focus Electric traz um novo painel chamado SmartGauge, que calcula e informa a autonomia do veículo com a energia disponível, considerando o estilo de direção do motorista, dados de frenagem e aceleração e o uso de acessórios como ar-condicionado e sistema de som.

Ele também é equipado com um sistema sofisticado de frenagem regenerativa que recupera até 95% da energia cinética normalmente perdida durante a frenagem e com um sistema que orienta o motorista a usar o freio gradualmente de modo a gerar mais energia para a bateria.

(12/06/2013)


Fonte:  Burson-Marsteller Brasil- Imprensa Ford

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