Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 25 de junho de 2013

Tetra Pak® e Braskem celebram acordo de fornecimento de plástico verde I’m greenTM



Tetra Pak® e Braskem celebram acordo de fornecimento de plástico verde I’m greenTM para as camadas protetoras das embalagens cartonadas no Brasil
Em uma iniciativa inédita na indústria de embalagem cartonada, Tetra Pak® utilizará o polietileno de baixa densidade de fonte renovável, em todas as embalagens da produzidas no Brasil


São Paulo, Brasil (25 de Junho de 2013) – Posicionando o Brasil como palco de uma grande inovação na indústria de embalagem cartonada, a Tetra Pak®
líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, acaba de anunciar o acordo com a Braskem, maior empresa petroquímica das Américas, para o fornecimento de polietileno de baixa densidade (LDPE) I’m greenTM feito a partir de cana-de-açúcar, para compor as camadas protetoras de suas embalagens no Brasil.

A partir de 2014, a Tetra Pak® pretende usar o plástico verde como componente das camadas de suas embalagens produzidas no Brasil. A mudança para o polietileno verde significará que 100% das embalagens da Tetra Pak
® produzidas no Brasil, aproximadamente 13 bilhões, serão compostas por cerca de 82% de materiais provenientes de fontes renováveis.

“O novo acordo com a Braskem demonstra o nosso compromisso de trazer inovações ambientais aos nossos clientes e é mais um passo em nossa jornada para desenvolver embalagens 100% renováveis", afirma Dennis Jönsson, Presidente e CEO do Grupo Tetra Pak®.

A Braskem usará etanol derivado da cana-de-açúcar para produzir eteno, que depois será convertido em polietileno de baixa densidade, tendo exatamente as mesmas propriedades técnicas do polietileno produzido a partir de fontes fósseis, com benefícios ambientais de um material proveniente de fonte renovável.

"O polietileno verde I’m greenTM possui as mesmas características do polietileno tradicional, como ser inerte, resistente e reciclável, com a vantagem de ter origem renovável, o que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa através da absorção de CO2 da atmosfera durante o processo de crescimento da cana-de-açúcar", explica Carlos Fadigas, Presidente da Braskem, ressaltando que a expansão da linha de produtos verdes reforça o compromisso da companhia de agregar valor à cadeia por meio do desenvolvimento sustentável.

Desde 2008, a cadeia de custódia do papel é certificada pelo Forest Stewardship Council® (FSC®), o que significa que todo o papel utilizado como matéria-prima nas embalagens da Tetra Pak® é proveniente de áreas florestais manejadas de forma responsável, permitindo ao consumidor monitorar toda a cadeia que envolve a produção do papel da embalagem, desde o plantio das árvores até o produto final.


A Tetra Pak® foi o primeiro fornecedor de embalagens de alimentos líquidos no mundo a utilizar plástico verde em seus produtos com o lançamento de Tetra Brik® Aseptic 1000, com a tampa StreamCap™, produzida com o polietileno de alta densidade (HDPE) feito a partir de cana-de-açúcar, fornecido pela Braskem, em 2011. No início deste mês, a companhia anunciou a disponibilidade global da tampa Lightcap™ 30 também feita a partir do plástico verde.

 Material anunciado na coletiva da Tetra Pak na Fispal, hoje, 25/06.
Durante a Fispal, os visitantes podem conhecer como é realizada a separação do papel dos outros elementos que compõem a embalagem – plástico e alumínio -, além dos produtos que podem ser feitos com os materiais reciclados. Por meio de uma ação no Foursquare, os participantes do evento também tem a oportunidade de receber brindes especiais. Para participar, basta o interessado fazer um “check in” no estande da Tetra Pak e retirar o brinde na área de meio ambiente.

Fonte: CDN Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...