Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 18 de agosto de 2013

TECNOLOGIA INOVADORA TRANSFORMA EMBALAGENS REVESTIDAS DE ALUMINIO EM INSTRUMENTOS MUSICAIS


No universo das embalagens, as laminadas por dentro são um grande desafio para a reciclagem. 

Pensando nisso, a WiseWaste - empresa de desenvolvimento tecnológico especializada em reciclar todos os tipos de materiais -, desenvolveu um processo sustentável nunca usado em grande escala no mercado: tornar embalagens laminadas com alumínio em uma resina capaz de ser processada novamente e transformada em objetos, como instrumentos musicais e displays de pontos de venda, por exemplo. O processo será utilizado pela primeira vez no “Reciclar é Show”, projeto nacional de reciclagem e música da marca de refrescos em pó Tang, que estimulará mais de cinquenta mil crianças a arrecadar este tipo de material e transformá-lo em instrumentos musicais.

A técnica desenvolvida para a fabricação da resina foi viabilizada em pouco mais de quatro meses entre pesquisas e testes e buscou desde o princípio alcançar a Economia Circular, ou seja, ajudar na extensão da vida útil de um material e evitar que recursos não renováveis sejam extraídos da natureza. Com a nova solução para a categoria de embalagem, materiais deste tipo se tornam mais interessantes para as cooperativas participantes do projeto piloto.

O primeiro desafio enfrentado pela WiseWaste foi descobrir no que seria viável transformar estas embalagens, que geralmente contam com três camadas diferentes e incompatíveis: PET (polyester), AL (folha de alumínio) e PE (polietileno). 

“Do teste de reciclagem desses materiais, o resultado foi uma resina plástica capaz de ser processada novamente e transformada em um instrumento de percussão, por exemplo”, dizem os fundadores da WiseWaste, Guilherme Brammer e Francisco Sousa."

O segundo desafio foi fazer com que a resina que criamos fosse não só aprovada pelas principais empresas especializadas em produzir instrumentos musicais, como a Contemporânea e Flautas Presley, mas também que as companhias a utilizassem em seus instrumentos profissionais, o que cumprimos com êxito”, diz a WiseWaste.

Reutilização pela 1° vez: O processo será utilizado pela primeira vez em larga escala no “Reciclar é Show”, projeto nacional de sustentabilidade e música da marca de refrescos em pó Tang, que estimulará mais de cinquenta mil crianças nas escolas da rede pública de ensino do país a arrecadar este tipo de material e transformá-lo em instrumentos musicais.

A Transformação: As embalagens coletadas nas escolas, cooperativas e fábricas são levadas para WiseWaste. Lá, elas são descontaminadas e trituradas. Depois passam pelo processo inovador de polimerização desenvolvido pela empresa, o qual possibilitou transformá-las em uma resina plástica 100% reciclada e reciclável. E por fim, a resina segue para o processo tradicional de injeção e fabricação de instrumentos musicais. A grande mudança é que antes para produzir os instrumentos eram utilizadas resinas virgens, que agora são substituídas por resinas 100% recicladas.


 Sobre a WiseWaste

A WiseWaste é uma empresa de desenvolvimento de produtos, que utiliza resíduos como matéria prima, criada pelos engenheiros Guilherme Brammer e Chicko Sousa, que atuam há mais de 15 anos no mercado de materiais e de reciclagem. A companhia tem knowhow tecnológico para reciclar qualquer tipo de produto e realiza pesquisas para a criação de novos métodos de reaproveitamento de materiais que ainda não tem o seu processo de reciclagem conhecidos.

A WiseWaste atua com foco nos conceitos de Economia Circular, sendo a interface entre todos os elos da cadeia produtiva. Neste modelo, todos os resíduos de uma empresa são utilizados como insumos para outra ou mesmo para a própria companhia geradora, o que resulta na redução de custos, aumento de shelf-life do material e reaproveitamento do resíduo pós-consumo, usado como fonte de matéria-prima.

Fonte: WiseWast

Muito legal esse projeto!! Parabéns a todos envolvidos!
Érica Sena

Um comentário:

  1. Michelle - WiseWaste19 de agosto de 2013 às 08:20

    Muito Obrigada Érica ! Vamos colaborar para um mundo mais sustentável

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...