Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Poluição do ar: como podemos contribuir para o combate a este inimigo invisível?

É assim q você quer viver futuramente?
Érica Sena


Alguns elementos são essenciais para a sobrevivência no planeta e o ar é um dos mais importantes. 

Embora crucial para a existência humana e de várias outras espécies, esse elemento é também um dos mais prejudicados pela atividade antrópica, impactando as mais diversas formas de vida.

Grande parte dessas ações está associada a produtos químicos e tóxicos, responsáveis pela emissão de gases e partículas sólidas na atmosfera. Além disso, ações promovidas pelo homem, como queimadas, destinação incorreta de resíduos domésticos e o aumento desordenado no número de veículos em grandes cidades também estão associados com a poluição do ar.

A emissão desenfreada desses resíduos reflete em danos à natureza e à saúde do homem. Poluentes como metais pesados, materiais particulados, dióxido de enxofre, gás carbônico, metano e clorofluorcarboneto (CFC) estão diretamente associados a alterações na atmosfera, como o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio. Isso sem falar em doenças relacionadas ao sistema respiratório e cânceres.

Uma das saídas mais eficientes para o controle desse problema está na conservação de florestas e áreas verdes nas cidades, como parques, bosques e praças.Espaços assim são de extrema importância para a minimização desses efeitos, já que têm a capacidade de absorção total ou parcial do gás carbônico durante a fotossíntese, contribuindo também para a redução do aquecimento global. 

Um estudo promovido pela ONG Global Carbon Project mostrou que cerca de 2,4 bilhões de toneladas de carbono são absorvidos todos os anos pelas florestas do mundo. Conservar ambientes naturais também reduz as emissões de gases de efeito estufa, uma vez que desmatamentos e queimadas produzem gás carbônico.

Além de incentivar a conservação da natureza, a criação e manutenção de espaços verdes urbanos como parques, praças e jardins verticais, a sociedade pode contribuir para a redução de poluentes com pequenos hábitos:

Uso de equipamentos que ajudam na redução de gases emitidos, como catalisadores em carros;
Uso de biocombustíveis;
 Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes e mais eficientes;

 Deixar o carro em casa mais vezes, optando pelo uso da bicicleta em pequenos trajetos ou transporte público para médias e longas distâncias;
Dar carona a conhecidos e amigos;
 Consumir produtos orgânicos e/ou certificados (no caso de papel e madeira);
 Separação dos resíduos sólidos (recicláveis e não recicláveis);
 Cobrar do poder público iniciativas que promovam a coleta seletiva na região;
 Incentivar a conservação de florestas e áreas verdes;
 Não promover fogueiras e queimadas.

Esses são apenas pequenos hábitos que podem ser introduzidos no dia a dia de todos. 

           Que tal adotá-los e incentivar sua comunidade a fazer o mesmo?

Sobre a Fundação Grupo BoticárioA Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.355 projetos de 465 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas Reservas Naturais: a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis.
Acompanhe as atualizações por meio das Redes Sociais:


Tumblr: http://diretodareserva.tumblr.com
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaogrupoboticario
Twitter: https://twitter.com/fund_boticario
Youtube: http://www.youtube.com/user/fundacaoboticario
Flickr: http://www.flickr.com/photos/fundacaoboticario/
Instagram: http://instagram.com/fundacaogrupoboticario

Fonte: Agência de Comunicação da Fundação Boticário - Polvora! Comunicação

2 comentários:

  1. As pessoas também podem denunciar veículos à diesel que emitem fumaça preta de forma irregular através do recém lançado aplicativo Post Fumaça Preta, disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play. Mais informações em https://www.facebook.com/postdenuncia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo.
      muito bem lembrado!!!
      Vou compartilhar essa fan page,
      abs.
      Érica Sena

      Excluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...