Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Projeto transforma garrafas PET em pranchas ecológicas

Projeto transforma garrafas PET em pranchas ecológicas

Conscientizar crianças, jovens e adultos a cuidar mais do meio ambiente, de forma saudável e divertida, é a ideia do Projeto Prancha Ecológica do surfista brasileiro Jairo Lumertz que ensina a transformar garrafas PET em pranchas de surf. Segundo ele, a prancha é segura e que pode ser feita em, aproximadamente, quatro horas. “Todos podem surfar com ela. O número de garrafas é que varia de acordo com o peso da pessoa”, afirma.
Carol e Jairo surfando nas pranchas de garrafa PET. Foto: Reprodução / Página Facebook Projeto Prancha Ecológica

E a ideia não é só surfar com a prancha ecológica. “O Projeto Prancha Ecológica tem foco naeducação ambiental. Vamos às escolas com o tema da prancha de garrafa PET, mas falamos de responsabilidade ambiental e cuidado com a natureza”, disse.

Desde muito jovem, além de surfar, Jairo sempre se incomodou com o lixo no mar e com os resíduos gerados na fabricação de pranchas. Em 2007, durante uma viagem ao Havaí, o surfista começou a pensar na prancha de garrafa PET. Em meados de 2012, iniciou o projeto em Garopaba (SC) quando conheceu a empreendedora Carolina Scorsin.
Juntos, desenvolveram e colocaram o projeto em prática com palestras em diversos lugares, como escolas públicas e particulares, comunidades e associações.
Além de palestras, Jairo e Carolina formam multiplicadores ambientais para que a prancha ecológica em conjunto com as palestras de conscientização alcancem mais e mais pessoas.
Durante a palestra e a parte prática, de acordo com Carolina, os grupos participantes costumam ficar maravilhados com o resultado e abrem a mente para o cuidado com o meio ambiente. “As crianças ficam eufóricas, atentas para aprender e acabam olhando para o lixo de outra forma”, detalhou.

Sobre o futuro do Projeto, Carolina afirma que eles já lutam para transformá-lo em uma associação multiplicadora de conhecimento em educação ambiental, com sede em Garopaba, em um espaço autossustentável. “É um projeto que muda vidas. Queremos tornar essa associação referência em palestras, em educação ambiental, reciclagem e em formação de multiplicadores em todo o Brasil. Esse é o nosso sonho”, disse ela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...