Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Seminário Desafios da PNRS de Gestão Integrada e lançamento da Rede Paulista


Hoje, dia 28 de novembro aconteceu no CEU Butantã o Seminário Desafios da PNRS de Gestão Integrada, e também  o lançamento da Rede Paulista de Comercialização Solidária de Materiais recicláveis. Pensar Eco esteve presente.



1º parte: Seminário Desafios da PNRS de Gestão Integrada:  

Neste primeira parte do evento esteve presente representantes do poder público, setor privado e catadores discutindo sobre como colocar em prática a PNRS na cidade de São Paulo.
1º mesa

Esteve presente o Secretário Municipal de Serviços Simão Pedro, na qual falou dos projetos para implantar o Plano de gestão de resíduos no Município de São Paulo, além da situação atual da coleta seletiva.
Segundo ele, apenas 1.6% de material reciclado é coletado e destinado corretamente, o restante vai  para aterros e lixões. A meta da Prefeitura é de chegar a 10%, com os novos projetos na área.

 A RMSP produz DIARIAMENTE 18 mil toneladas de resíduos (domésticos, industriais, de saúde, de varrição, etc). Dessas 18 mil toneladas, 11 mil toneladas são de resíduos comuns, e apenas 1,6% (250 toneladas) são destinados, através da coleta seletiva, para a reciclagem.

O Secretário Simão Pedro enfatizou em sua fala, que vários projetos com parceria do Presidente da Amlurb- Silvano Silvério, estão sendo elaborados para o próximo ano: Plano Municipal de Política de Comercialização Solidária; Plano de Coleta Seletiva de Reciclagem, e Plano de Educação Ambiental na área de resíduos sólidos.

Ele se mostrou preocupado com a situação dos catadores avulsos e organizados em cooperativas, e defende que eles sejam remunerados pelo serviço que prestam pela Prefeitura.

No setor privado esteve presente representantes das empresas Gerdau e Diageo, empresas que investem em projetos que visam a Logística Reversa dentro das cooperativas.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo.É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Segundo Antonio Roberto Mota- gerente de operações da Gerdau presente na mesa,  falou sobre a importância de destinar corretamente as sucatas, pois o aço é 100% reciclável.
Segundo ele, 5 millhões de toneladas de sucata são descartadas por ano (sucata de obsolescência) 

Sobre a DIAGEO é uma empresa multinacional que fabrica marcas famosas de bebidas alcoólicas - destilados, cerveja e vinho. Segundo a representante presente eles estão implantando um Projeto de reciclagem de vidros chamado " Glass is good" que vem sendo aplicado na Cooperativa Vira Lata com sucesso, futuramente na Cooperativa Recicla Butantã, e na Rede Paulista. Desde o inicio do Projeto reciclou 2 900 ton de vidro.

Apresentação da Diagio
Representando os Catadores de material reciclável na mesa, Sérgio Bispo (Presidente da Cooper Glicério) e Cristiano Cardoso ( Presidente da Cooperativa Recifavela), ambos representantes da Rede Paulista, falaram sobre cada cooperativa e os problemas enfrentados pelas cooperativas.

Sérgio Bispo, vulgo "Bispo" se mostrou contra os Incineradores e fez um discurso inflamável sobre os problemas que os cooperados enfrentam.
" Coleta seletiva sem Catador, é lixo"- Sérgio Bispo

Cristiano Cardoso, vulgo "Cris"-eleito como Presidente da Rede Paulista, contou sobre a vitória alcançada neste semestre:  a conquista do galpão, já que a Recifavela estava sediada debaixo de um viaduto. Mudanças para melhor já começaram acontecer, como o aumento de cooperados e novos projetos ( inclusão de Segurança do trabalho na cooperativa).

2º Parte: Apresentação da Rede e lançamento

Nesta 2º mesa estiveram presentes Catadores da Coopergaia, Caminho Certo e Vira Lata, além de representante da Petrobras (patrocinadora do Projeto), o diretor da Amlurb Silvano Silvério, e representantes do Poder Público. Todos falaram da importância da Rede para as cooperativas e para toda a cadeia envolvida na gestão de resíduos nos municípios envolvidos.
Mesa 2: lançamento da Rede Paulista

Organizadores da Rede
Sobre a Rede Paulista




A Rede Paulista de Comercialização Solidária de Materiais Recicláveis é um projeto patrocinado pela Petrobras, que tem como linha de atuação a geração de trabalho, emprego e renda. Atua nos municípios de São Paulo, Osasco e Carapicuíba.

A Rede tem como principal objetivo o fortalecimento da atividade de coleta, triagem e comercialização de material reciclável para 271 catadores de 7 cooperativas.
Em 2006, um grupo de catadores do Centro de São Paulo iniciou um trabalho local com a coleta seletiva, que inicialmente era realizada com carroças pelas ruas do Centro de São Paulo, mais especificamente na baixada do Glicério. a partir daí foi criada a CooperGlicério. Os catadores atuam em questões relacionadas ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e a problemática dos resíduos na cidade de São Paulo. Também sensibilizam a população através de palestras de educação ambiental e comercializam os recicláveis. Com 06 anos de discussões, ações e atividades de educação ambiental , a Cooperglicério se tornou uma referência da cidade. As demais cooperativas integrantes da Rede cada uma têm a sua história, que serão disponibilizadas na página. Consequentemente conseguem ajudar as comunidades carentes na geração de trabalho e renda através da inclusão social e desenvolvimento local.( fonte: Fan Page Rede Paulista)


Na área externa ao CEU : exposições e oficinas para crianças.






Cris, cara que admiro muito, e eu



Fotos e texto Érica Sena

Curiosidade:
Você sabia que o município de SP tem 880 feiras livres, e que cada uma gera 1 tonelada?
O Secretário de Serviços tem projeto de implantar a reciclagem desses orgânicos, transformando- os em adubo em energia.  Não só nas feiras, mas nas casas. Legal, não acham?

Foi uma manhã muito agradável! Parabéns a todos!

Sucesso a Rede Paulista!

Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...