Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 15 de março de 2014

Em breve o livro " O Divergente Positivo" de Sara Parkin



Instituto Jatobás lança no Brasil O Divergente Positivo, livro que une conhecimento em sustentabilidade com habilidades e ferramentas de liderança

Com análise aprofundada e linguagem simples, publicação da ativista escocesa Sara Parkin chega ao país como referência para a prática da sustentabilidade no dia-a-dia, em casa ou no trabalho. Para o lançamento, instituição traz autora ao Brasil

Se antes era uma conversa de gueto, agora as mudanças climáticas viraram assunto de bar. Todos os principais veículos já cobrem o tema e as pessoas começam a experimentar na pele os efeitos. Mas, e agora, como lidar com isso? 

Formar líderes para a sustentabilidade e assim resolver o problema é a abordagem da pensadora escocesa Sara Parkin no livro O Divergente Positivo - Liderança em Sustentabilidade em um mundo Perverso que chega às livrarias brasileiras no próximo mês pela Editora Peirópolis. Resultado da expertise adiquirida em mais de 40 anos de ativismo em sustentabilidade, o livro - da fundadora do Forum For The Future - aponta para a urgente necessidade de formação de líderes versados em sustentabilidade e conscientes do impacto de suas ações para remediar o padrão insustentável das relações econômicas, empresariais e individuais.

O Divergente Positivo convida as pessoas para a liderança na construção do caminho para a sustentabilidade dentro de sua disponibilidade de tempo, em seus círculos de relações e nos próprios espaços de atuação. Tudo de acordo com sua possibilidade, oportunidade, condição e jeito de ser e fazer. Não é um manual prático, mas uma referência para a transformação de comportamento. Com uma linguagem acessível aos não iniciados no tema aliada a uma dose de humor, o texto traz uma profunda avaliação dos modelos insustentáveis vigentes. Para oferecer um diagnóstico claro e simples, a autora parte de dados relevantes e compara o planeta ao corpo de um paciente no ambulatório oferecendo assim uma visão geral para que leigos consigam explicá-lo aos outros.

Formação de líderes e um novo modelo educacional
A partir de uma severa crítica aos modelos de educação e conceitos de liderança, Sara chega a alarmante conclusão de que estas teorias, amplamente difundidas no meio administrativo, não possuem uma avaliação aprofundada de resultados na qualidade das lideranças. Para reverter esse cenário, o livro avalia o modelo de formação de líderes no ambiente acadêmico, aponta roteiros claros para a criação de uma linha de pensamento sustentável e ainda aponta para mudanças nos sistemas de Responsabilidade Empresarial.

A autora também não deixa de tocar em temas delicados como o planejamento familiar, a participação feminina na tomada de decisões, a reforma do sistema bancário e em alternativas para uso do PIB como indicador soberano de sucesso.

Leitura indispensável para pessoas que querem praticar  a divergência positiva: “fazer a coisa certa onde quer que estejam, a despeito de estar rodeado por estruturas institucionais erradas, processos equivocados e pessoas teimosamente não cooperativas", escreve a autora.

SOBRE SARA PARKIN

Sara Parkin é diretora e fundadora do Forum for the Future, organização britânica sem fins lucrativos dedicada a soluções inovadoras para os desafios da sustentabilidade. A organização também trabalha nos EUA, Índia e Sudeste Asiático. Ela também projetou e lançou o Mestrado em Liderança para o Desenvolvimento Sustentável, em 1996.

Ativista pela sustentabilidade há mais de 40 anos, Sara foi, e é, envolvida com uma ampla gama de organizações não governamentais, como a Amigos da Terra, a Population Matters e o Community Generation Fund (que apoia projetos de energias renováveis com resultados sociais em comunidades carentes). Ela também atuou no conselho de entidades como a Agência Ambiental da Inglaterra e País de Gales e o Natural Environment Research Council, onde defendeu um maior envolvimento do público na definição de prioridades nas pesquisas. Em 2001 foi premiada com a OBE (Ordem do Império Britânico) pelos serviços prestados à sustentabilidade e educação.

SOBRE O INSTITUTO JATOBÁS
O Instituto Jatobás é uma organização não governamental sem fins lucrativos cuja missão é  “influir para a ampliação da consciência e oferecer conhecimento para a construção de um caminho coletivo, solidário e sustentável”. Desde 2006, implementa em Pardinho, interior de São Paulo, seu principal modelo de gestão, o Sistema Ecopolo de Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo melhorar o desempenho e potencializar a vocação econômica e socioambiental dos municípios.

SOBRE A EDITORA PEIRÓPOLIS
Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização.


O Divergente Positivo - Liderança em Sustentabilidade em um Mundo Perverso
Autora: Sara Parkin
Publicação: Instituto Jatobás e Editora Peirópolis
R$ 36,00 | 384 páginas

Fonte: Profile

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...