sábado, 15 de março de 2014

Festival de cinema sobre Energia Nuclear promove concurso em sua edição 2014


Vencedor terá sua arte divulgada no Brasil e nos países onde o festival acontece. Seguem até o dia 31 de março as inscrições para o concurso de criação do cartaz do Urânio em Movi(e)mento no Rio de Janeiro.


O festival de cinema sobre energia nuclear acontece em maio (14 a 24) na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e está em sua quarta edição.

De acordo com os organizadores, o concurso foi criado com o objetivo de estimular a familiarização e a participação do público e de artistas de todo o Brasil com a temática levantada pelo festival; a energia nuclear.

Como participar?

Para participar o interessado deve enviar sua arte em formato A3 (em jpg e com 350 dpi de resolução), até 31 de março para o email info@uraniumfilmfestival.org. 
A inscrição é gratuita e aberta a artistas e estudantes de arte em geral de todo o país. 

"Esperamos muita criatividade dos participantes do concurso para que tenhamos um cartaz especial na edição deste ano do festival", comenta a diretora executiva do Urânio em Movi(e)mento, Marcia Gomes de Oliveira. O resultado do vencedor do concurso será divulgado no site do festival no dia 2 de abril.

Tema inspirador para a criação da arte

Segundo Marcia, não há um tema de fundo específico para o festival deste ano, mas tudo o que envolve a temática nuclear, compreendendo todos os seus aspectos, como mineração de urânio e de minérios associados, usinas nucleares, armas e munições, navios nucleares, equipamentos e tratamentos médicos, irradiação de alimentos, radioatividade, transporte e armazenamento de lixo radioativo, alcançando a questão filosófica inserida no uso da tecnologia nuclear, podem ser fontes de inspiração para a criação da arte do cartaz da edição 2014 do festival.

“Em cada edição o festival assume um perfil. Ano passado, por exemplo, foi a problemática na Índia. Tivemos a presença de cineastas indianos e duas exposições fotográficas de artistas daquele país, durante o festival. Este ano, o enfoque será o Japão. Já está confirmada uma première com um filme que fala dos sobreviventes de Nagasaki que vivem em São Paulo, haverá muitas produções sobre Fukushima, não somente japonesas, mas também dos EUA e Itália. Também recebemos propostas de artistas plásticos e fotógrafos japoneses que desejam fazer uma exposição no rol da Cinemateca do MAM, como fazemos todos os anos”, destacou a diretora do Urânio em Movi(e)mento.

Premiação

O cartaz vencedor será utilizado pelo festival em suas mostras itinerantes no Brasil e em outros países levando o nome de seu criador para diversas partes do mundo. Além disso revelará a performance e criatividade de seu autor em todas as peças publicitárias, matérias jornalísticas e propagandas do festival nas quais a arte do cartaz for divulgada.

O Urânio em Movi(e)mento - International Uranium Film Festival (fora do Brasil) -, é o primeiro festival de cinema a tratar dos problemas e desafios relacionados às questões nucleares e radioativas. O festival já esteve em grandes capitais mundiais, como São Paulo, Recife, Salvador e Fortaleza, no Brasil; Lisboa e Porto, em Portugal; Berlim e Munique, na Alemanha, em dez grandes cidades na Índia, incluindo Nova Delhi, Hyderabad e Mumbai e Estados Unidos (Window Rock, capital dos Navajos, no Arizona, em Albuquerque e Santa Fe, no Novo México). Este ano, em fevereiro, o International Uranium Film Festival realizou mostras em Washington e Nova Iorque.

Um festival singular em sua temática

Urânio em Movi(e)mento quer estimular novas produções de filmes sobre toda a cadeia do combustível nuclear. O mundo nuclear já produziu aproximadamente 200 mil toneladas de lixo altamente radioativo, os quais devem ser corretamente guardados por cerca de 100 mil anos. Por isso é importante continuar a informar a sociedade e as próximas gerações sobre os perigos da radioatividade.

Os principais parceiros do festival são a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) e a Fundação Heinrich Boell Brasil.

Acesse o site do Urânio em Movi(e)mento para conhecer o festival
Curta a página do Urânio em Movi(e)mento no Facebook.

Serviço
Concurso para criação do cartaz da edição 2014 do festival de cinema Urânio em
 Mov (e)mento.
Inscrições: Enviar a arte (em jpg e 350 dpi) para info@uraniumfilmfestival.org
Data limite do envio da arte do cartaz: 31 de março


Site do festival: www.uraniumfilmfestival.org

Fonte: Assessoria de Comunicação ImprensaBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...