Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Entrou em operação o 1º mercado de créditos de logística reversa de embalagens do Brasil



Segundo a definição do Ministério do Meio Ambiente (MMA), logística reversa é um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação."

Com a promessa de ajudar na implementação desse conceito, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), em parceria com a  Bolsa Verde do RJ - BVRio, começou  a comercializar no dia 25 de abril, os primeiros créditos de logística reversa de embalagens do Brasil.


A intenção desse novo mercado é aproximar os catadores das empresas que precisam cumprir metas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

De acordo com a PNRS, criada em 2010, companhias devem promover a logística reversa de embalagens pós-consumo, envolvendo neste processo os catadores brasileiros, que hoje são mais de 800 mil pessoas.

O mercado funcionará distribuindo créditos para os catadores depois de uma análise de suas atividades, sendo que a quantidade e o valor deles variarão conforme o material dos resíduos trabalhados. Em seguida, os créditos podem ser vendidos para as empresas, facilitando assim a relação entre a iniciativa privada e as cooperativas. 


"É um modelo que reconhece o serviço ambiental que a gente faz para a sociedade (...) Vai ajudar os catadores a melhorarem sua remuneração", declarou Severino Lima Júnior, presidente do MNRC.


"O sistema é uma forma eficiente e transparente de implementar a logística reversa, além de contribuir de forma não assistencialista ao desenvolvimento das cooperativas de catadores", afirmou Pedro Moura Costa, presidente-executivo da BVRio.


A primeira empresa interessada no mercado foi o Grupo Boticário, que a partir de hoje e durante os próximos dois meses deverá adquirir o equivalente em 1.200 toneladas em créditos.


"Estamos alavancando o mercado de Créditos de Logística Reversa no país. Esta ação está conectada ao nosso plano estratégico de longo prazo em sustentabilidade. Nosso objetivo é contribuir, de forma efetiva, com o desenvolvimento da sociedade e a proteção do meio ambiente. E acreditamos que uma das etapas importantes para a redução do impacto ambiental é a destinação correta de embalagens pós-consumo”, disse Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário.


O valor total das transações do Boticário não foi divulgado, mas pelo portal da BVRio é possível ver a cotação dos vários tipos de créditos, que estão atualmente avaliados na faixa de R$ 100 a unidade.



A cerimônia de lançamento do novo mercado ocorreu no dia 25/04 e contará com a participação da Ministra do MMA, Izabella Teixeira. (Fabiano Ávila )


Assista o vídeo que mostra a  descrição do sistema de Créditos de Logística Reversa dos Catadores, desenvolvido pela bolsa de valores ambientais BVRio em colaboração com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis para facilitar a contribuição à logística reversa por parte de empresas, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos


      

Fonte: Instituto CarbonoBrasil, 25/04/2014 

Leia também: 

Créditos de logística reversa de embalagens são negociados no Rio
Bolsa de Valores Ambientais lança primeiro lote de 1.200 toneladas de plásticos e vidros


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...