Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Vitrine Pensar Eco: Ecotampa de Alfredo Borret

Assistindo o Programa da Fátima Bernardes ontem, me deparei com essas obras criativas e lindas, e logo que pude entrei em contato com o artista pelas Redes Sociais, e ele gentilmente me mandou um release para divulgar.
Se voces ainda não conhecem, apresento o trabalho de Alfredo Borret com a Ecotampa.







Ecotampas - Se Beber, Recicle.

Alfredo Borret, artista plástico, que realiza arte com tampas de garrafas de cerveja e refrigerante. 
Desde 2007 usa sua habilidade para dar vida nova ao lixo gerado pelas bebidas, jogado no chão e nas ruas da cidade, criando as Ecotampas (artesanatos feitos com as tampas das garrafas): ímãs de geladeira com imagens dos cartões postais e times de futebol do Rio,

Em 2008, duas vezes por mês, Alfredo distribuía seus artesanatos, de forma gratuita, aos turistas que visitavam a Cidade Maravilhosa. Essa foi à forma encontrada por ele para transmitir sua mensagem “se beber, recicle” e despertar a atenção para o “lixo” tampinha de metalOs artesanatos também eram distribuídos em palestras e oficinas realizadas nas escolas. 

No ano de 2011, Alfredo Borret foi premiado pelo Jornal O Globo no concurso aniversário do Rio. Cerca de 2.500 participantes declararam seu amor ao Rio de Janeiro em forma de arte, e a votação foi pela internet.  Os internautas elegeram como segundo lugar, a iniciativa das Ecotampas.

 Em 2012, Alfredo inova mais uma vez criando uma técnica inédita as tampinhas são transformadas em telas de arte.
 Com muita irreverência o Artista Plástico reproduz paisagens cariocas e obras de grandes mestres no reduzido espaço das tampas, criando lindos mosaicos.

Em 2014, no carnaval do Rio de Janeiro, foi o executor da escultura com 11 mil tampinhas dando formato a uma mulata, criada por Jérôme Poignard, designer e publicitário, fundador da agencia Pointillé ComunicaçãoA arte, com 13m x 10m, decora a fachada do camarote da empresa Global Marketing e Eventos no setor 8 da Sapucaí. 

Neste  mesmo ano, Alfredo Borret, inaugura sua primeira exposição individual:  Ecotampas – Se Beber, Recicle, onde 18 quadros são expostos no Galpão das Artes Urbanas da Comlurb.

“Trabalho com um tipo resíduo que está fora do radar da reciclagem, a tampinha de metal. Após ver as pequenas tampinhas transformadas em arte, as pessoas despertam um novo jeito de pensar esse tipo de lixo. Precisamos mudar nossos hábitos e a forma como vivemos e interagimos com o meio ambiente. Gastamos muito dinheiro com a limpeza urbana e grande parte desse recurso poderia ser aplicado em outras áreas como saúde e educação. Despertar um olhar mais consciente para os resíduos sólidos é o grande objetivo”. Alfredo Borret,

De 2007 até os dias de hoje, Alfredo já reutilizou  mais de 400 mil tampinhas!

Curiosidade: cada quadro leva, em média, 702 tampinhas, e são necessários de 15 a 20 dias de trabalho.

 Contato:



Veja as fotos de algumas obras de Alfredo Borret




















Alfredo Borret -Rio de Janeiro
7715-0409
id: 87*51713
Email: alfredo.borret@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ecotampas

Alfredo, fico muito feliz por poder divulgar um trabalho lindo e ambientalmente correto, como o seu. Agradeço a sua gentileza em me responder e passar seu material.

Te desejo muita sorte e sucesso com as Ecotampa.
Adorei!!!
Parabéns!
Pensar Eco está de portas abertas para divulgar suas exposições futuras.
Eco abs
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...