Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Dia de Proteção às Florestas: desmatamento florestal causa danos irreversíveis à vida- ICMBio


No Dia de Proteção às Florestas, o ICMBio chama atenção da sociedade para a conscientização

Comemora-se hoje, quinta-feira (17) o Dia de Proteção às Florestas, data importante para refletir sobre o ecossistema mais rico em espécies de animais e vegetais do mundo. 

A destruição de florestas causa erosão dos solos, degrada as bacias hidrográficas, provoca extinção na vida animal e gera danos irreversíveis à biodiversidade.

Atualmente, a maior parte das espécies ameaçadas da fauna brasileira, sejam elas aquáticas ou terrestres, estão em situação de risco devido a perda do habitat florestal. 

"São 1.051 espécies ameaçadas. Todas estão assim em função do desmatamento", afirmou a coordenadora de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (Coabio/ICMBio), Rosana Subirá.

No bioma da Amazônia, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela gestão de 32 florestas nacionais, o que torna a discussão, dentro de um contexto nacional e mundial, necessária. Além disso, o Brasil é o país com a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, e tem a maior diversidade de biomas do planeta.

Para minimizar os impactos ambientais, o ICMBio criou 313 Unidades de Conservação (UCs), espalhadas por todo o Brasil, que abrangem, entre outras categorias, Reservas Biológicas, Reservas Extrativistas, Parques Nacionais e as Florestas Nacionais, áreas fiscalizadas, monitoradas e protegidas. 

"Por isso esse debate é importante. As pessoas precisam rever a postura e avaliar o quanto precisam para viver bem, se é necessário realmente desmatar e causar danos ao meio ambiente", finalizou a coordenadora de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (Coabio/ICMBio).

As principais causas

A agropecuária, a expansão urbana, a construção de empreendimentos de energia, como usinas hidrelétricas, e o próprio consumo da população são os principais motivos que levam ao desmatamento florestal no Brasil.


De acordo com a Coabio/ICMBio, a agropecuária afetou no último ano 458 espécies, incluindo aves e peixes, seguida da expansão urbana, com 254 e dos empreendimentos de energia, que somaram 187 espécies ameaçadas. (Gustavo Frasão)

Fonte: ICMBio


Pensar Eco comenta

Estamos protegendo nossas Florestas? Acho que não.
Perdemos diariamente hectares de florestas diversas, e nada é feito. 
Até quando teremos florestas para preservar?
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...