Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A reutilização de sapatos, roupas e brinquedos usados



A importância da reciclagem e reutilização de materiais passa pelo consumo consciente de muitos produtos. Por isso a relevância de cada consumidor saber e assumir sua parcela de contribuição. Há programas ecológicos que merecem ser copiados, são cidades que investem na preservação do meio ambiente e reduzem a quantidade de lixo de seus habitantes. A participação faz uma grande diferença.

Por exemplo, na República Tcheca, em alguns pontos de bairros e pequenas cidades há contêineres especiais para coleta de têxtil, calçados e brinquedos usados e que iriam para o lixo. É exigido que o artigo esteja limpo e empacotado, o destino será casas de abrigos para moradores de ruas, que nos últimos anos tem crescido na Europa, e abrigos para órfãos.

O funcionamento é bem simples, ao invés de jogar no lixo um sapato usado que ainda tem condições de ser utilizado, passe para outra pessoa que tem essa necessidade. Ou um brinquedo que perdeu o lugar para um novo na prateleira de alguma criança ganhe um novo significado na vida de um órfão ou de famílias mais pobres. Muitas pessoas não sabem a quem dar e automaticamente jogam no lixo, daí a importância de local para coleta. Uma empresa em cooperação com o município recolhe periodicamente e faz a entrega para os pontos de destino.

O frio europeu, no caso da República Tcheca, pode ser pior do que 10 graus negativos, dependendo da localização. Essa detalhe faz surgir um grande problema, moradores de rua correm o risco de morrer congelados. Organizações mantém alguns abrigos onde essas pessoas podem dormir e recebem refeições gratuitas ou mediante pagamento simbólico.

Por isso, esses contêineres têm grande relevância para depósito de cobertores e casacos de frio usados. O que pode significar um inverno mais aquecido para essas pessoas que perderam as ligações com a família, na maioria das vezes, por uso de drogas ou problemas comportamentais.

Esses contêineres são colocados próximos aos de coleta de papel, plástico e vidro, facilitando que os moradores tenham acesso fácil. Correspondem a uma excelente prática de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente

Ainda uma iniciativa tímida, o número ainda é pequeno, mas que já faz uma grande diferença na vida de uma parte da população.

Se você gosta de assuntos voltados ao meio-ambiente, já pensou em fazer uma pós-graduação em gestão ambiental?
                                                                                               Por Roberta Clarissa Leite


Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...