Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Conheça a Unidade de Recuperação de Resíduo de Barueri (URE Barueri) -SP

http://urebarueri.com.br/


URE Barieri será a primeira unidade de recuperação  energética do Brasil e transformará resíduos em eletricidade

Primeira unidade de tratamento térmico de resíduos do Brasil, a URE Barueri, terá capacidade para tratar 825 toneladas de lixo por dia e uma capacidade de geração de 17MW, com previsão de início de operação para o segundo semestre de 2015

Esse volume de energia é suficiente para abastecer 80 mil residências, como a própria Barueri (SP) que passará a ser o primeiro município do Brasil a adotar uma solução que contribui para a construção do “Ciclo Positivo do Resíduo”’, ou seja, que soluciona passivos ambientais, transformando o lixo em uma fonte de geração de energia renovável.

O empreendimento inovador é uma concessionária da Prefeitura de Barueri, administrado pela Foxx Inova Ambiental, empresa brasileira que desenvolveu no país o processo tecnológico conhecido mundialmente por “Waste to Energy” (WTE), combinando a disposição ambientalmente correta para os resíduos e a geração de energia renovável. A iniciativa incentiva o desenvolvimento de uma nova indústria para o setor de resíduos e a diversificação da matriz energética brasileira.

O município de Barueri buscou alternativas inovadoras para a gestão do seu lixo que hoje precisa ser encaminhado para um aterro sanitário a mais de 20 quilômetros da cidade. Além de ser mais segura ambientalmente, comparada aos aterros tradicionais, a solução representará à prefeitura uma economia de pelo menos 20% em relação ao que investe atualmente no tratamento do lixo fora da cidade.

A Unidade irá utilizar apenas os resíduos que não forem aproveitados na coleta seletiva e reciclagem.  A prefeitura de Barueri já tem um programa de coleta seletiva cobrindo 100% de suas residências e o modelo de gestão será equivalente ao adotada em países com as mais evoluídas políticas de gestão de resíduos, como Alemanha – um dos países que mais recicla no mundo, o equivalente a 60% do lixo gerado pela população.

Solução eficiente, a URE (Unidade de Recuperação de Resíduo)  é especialmente indicada como alternativa para grandes centros urbanos, pois precisa de pequenas áreas para sua instalação, e atende aos mais rígidos padrões de segurança do mundo, com as mais avançadas tecnologias para o processo térmico, filtragem e controles de emissões.

A cidade de Paris, por exemplo, trata seus resíduos em unidades semelhantes à URE Barueri, uma delas está próxima ao ponto turístico mais importante da cidade, a Torre Eiffel.

Trata-se de uma ferramenta importante também para a segurança e saneamento básico, pois não há exposição de lixo a céu aberto, não há contato dos funcionários com o resíduo durante o tratamento térmico e não há risco de contaminação de solo e águas.




 Assista aos vídeos e conheça mais sobre a URE Barueri






Central de informações

A URE Barueri possui uma Central de Informações, instalada no Ganha Tempo de Barueri, que é uma parceria com a Prefeitura. O espaço, localizado na Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro, foi criado para garantir um canal de comunicação permanente com a população local e esclarecer possíveis dúvidas do público sobre o empreendimento, conferindo ainda mais transparência ao processo de licenciamento e implantação da URE.

Além de obter informações e tirar dúvidas, o público pode apresentar sugestões, solicitar palestras de educação ambiental e registrar reclamações. 

A Central de informações funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. 


O atendimento presencial é uma ferramenta importante e faz parte do conjunto de ações de comunicação da URE, complementando o atendimento da Ouvidoria   (atendimento@urebarueri.com.br / 0800 024 6114).

Mais informações
Madiba Comunicação - 21 2523-1960
madiba@madiba.inf.br

Fonte: Madiba Comunicação e http://urebarueri.com.br/


Pensar Eco comenta:

Ao ler uma matéria na Revista Vero, do Alphaville. sobre a URE Barueri, fiquei interessada, e consegui o contato de um dos responsáveis da empresa Foxx Inova Ambiental,  que gentilmente  me respondeu, e juntamente com a Madiba Comunicação recebi esse release.

Eu gostei muito desse empreendimento, já que não usa materiais recicláveis, não atrapalhando as Cooperativas de reciclagem, e  por ter um controle sério na emissão de gases.
Espero que este modelo seja replicado!
Sucesso a todos envolvidos nesse Projeto!

Érica Sena



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...